Avançar para o conteúdo principal

O vaso nas Mãos do Oleiro I


Em uma grande Fábrica de cerâmica se fabricam várias peças diferentes, os enfeites, os cestos, estatuetas, louças variadas, fruteiras, e entre elas estão os vasos.
Então vamos contar a história do vaso, sua trajetória de simples massa crua até ser um belo vaso de adorno, útil numa casa ou em outro lugar que ele possa ser usado.

Na 1ª fase :
Nesta fase, o vaso é apenas uma massa, seja ela de barro, argila ou outro material, junta-se água e mexe-se até adquirir o ponto certo, depois que já está pronta, ela é colocada em moldes e ficam secando de um dia para o outro. No outro dia, se a massa estiver completamente seca, então é retirada da forma para prosseguir a etapa seguinte, muitos vasos ao serem desenformados quebram-se e voltam à ser massa.

Na 2º fase:
O vaso vai para a seção de rebarbas e com uma faca fina e afiada é retirado todo o excesso de massa que há em volta do vaso, na borda e no fundo, alguns vasos não passam desta seção, abrem rachaduras e vão para serem massa novamente.

Na 3º fase:
Os vasos são encaminhados para a seção de esponja, eles são lavados com uma esponja e um balde de água, esfrega-se as peças delicadamente para tirar qualquer excesso de massa que possa ter sobrado da secção anterior, o vaso tem que ficar completamente liso, nesse processo muitos vasos abrem furos e são encaminhados à secção de colagem para se tapar os furos e depois que secam voltam para à secção de esponja.


Na 4ª fase:
Os vasos vão para um grande forno, muito quente para que eles possam secar totalmente e assim prosseguir para a próxima seção; porém, dentro do forno há vasos que racham, estouram e já não tem como consertá-los. A massa dura e seca não presta mais, ele é quebrado e jogado num depósito junto com tantos outros na mesma situação, depois um caminhão vem buscá-los para servirem de aterro em Obras de Construção Civil.



Na 5º fase:
Os vasos vão para a seção do verniz, eles recebem um banho de verniz antes de serem pintados, alguns vasos estalam, formam pequenas rachaduras, eles continuam para serem pintados, mas são vendidos como peças de 2ª mão, sem muito valor, outros ficam apenas craquelados e por fim os vasos são pintados, com desenhos e formas, muitas cores mescladas e brilhantes, pintados por mãos artísticas, que usam de toda criatividade e imaginação para realçar sua beleza.

Na 6ª fase.
Depois dos vasos estarem completamente secos da pintura, eles vão para a seção de embalagem, são embalados cuidadosamente com um plástico protetor e são colocados em caixas individuais para garantir que não se partam até o seu destino. Esses vasos que passam por todas as fases e permanecem "perfeitos", são vendidos como artigos de primeira, de categoria, com um valor muito superior aos outros que não tem a mesma qualidade.

Entre 100 vasos que dão inicio como massa, apenas 10 chegam ao final da produção, mas apenas um vaso é perfeito, com total qualidade, os outros nove vasos são vendidos como se fossem de primeira qualidade, mas na verdade eles estão craquelados e os comerciantes dizem que é um efeito especial do vaso, esses vasos ficam craquelados quando voltam ao forno para levar um banho de esmalte antes da pintura final, é um processo que exige muito de cada peça. 

Isso não é uma história de conto de fadas, é uma história real de alguém que já trabalhou numa Fábrica de Cerâmica, que passou pela experiência de acompanhar o processo do vaso em cada secção e adquiriu esse conhecimento. Essa é a minha história!

No próximo post estarei falando sobre "O vaso nas Mãos do Oleiro II", agora que sabemos como é o procedimento da formação de um vaso, então vamos nos colocar nas Mãos de Deus e adquirir qualidades de excelência para sermos usados por Ele.



Comentários

  1. Ao ler e meditar nesta história, fiz uma reflecção, como Deus cuida de nós, quando um vaso se quebra ou se racha ou está danificado, todos o consideram inútil, sem proveito.
    Mas Deus, não joga o vaso fora, trabalha nele, molda segundo o seu querer, Ele é poderoso para fazer desse vaso inútil sem valor, em um vaso precioso
    Cabe-me a mim sujeitar-me humildemente, deixar ser moldada pelo Oleiro. ( Deus)
    Ele também está nos modelando e nos transformando a cada dia á Sua imagem. Ele está trabalhando em nós e nos refinando para que a beleza Dele seja vista em nós. Que honra!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Populares

Um Giro de 180 º

Estamos realizando o Estudo do  Apocalipse ,  mas antes de entrar no Capítulo 21 e ver a Glória da Nova Jerusalém e também conhecer quem são as pessoas que não entrarão nela, temos que falar sobre a mudança de 180º que deve acontecer na vida de todos os que andam nos caminhos oferecidos neste mundo, aqueles que ao conhecerem esta Graça, venham tomar a decisão de mudar de rumo e morar nesta Cidade Gloriosa. Depois de todos os juízos consumados, quando já não existir nenhuma sombra do mal; surge então um novo céu e uma nova terra, onde tudo é perfeitamente novo para habitação de Deus com os seus queridos Filhos. A Cidade Santa, a Nova Jerusalém, que significa Fundação da Paz, é para todos aqueles que viveram a fé genuína e aspiraram uma pátria superior, a Celestial. O Senhor Jesus nos prometeu que na Casa do Pai haviam muitas moradas e que Ele iria preparar lugar para nós. Será que o leitor tem a mais absoluta certeza de que, pela fé, já pode contemplar a cidade aonde...

Corajosos - A Resolução

Como policiais: Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar. Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A "Resolução" acaba tomando uma proporção maior do que o ima...

Ela Aprecia

    Livro "A Mulher V"    As tarefas básicas de uma dona de casa revelam o quanto ela aprecia sua família, ninguém aguenta uma mulher reclamando de tudo, quando abre a boca, é só murmurar ou falar mal de alguém, fofocar. É preciso saber apreciar para conquistar, dentro de você há uma vencedora, alguém que só está esperando uma oportunidade para provar que você está errada. Essa vencedora precisa sair e fazer as coisas de que você tem medo, as coisas que você não acredita que possa fazer. Assim como a Rainha Ester , ela não se abateu por causa da sua situação, pelo contrário, apreciou a oportunidade que Deus estava lhe proporcionando, ela alcançou favor e benevolência diante do rei, foi Rainha e salvou todo o seu povo.   A “Mulher V” aprecia o que tem, ela aprecia as coisas por mais simples que sejam e a maneira pela qual ela expressa o seu afeto é providenciando o melhor para seu marido, seus filhos e para sua casa. Ela abençoa seus...

Panqueca de carne com molho de requeijão

Massa 1 1/2 xícara (chá)  de  leite   1 xícara (chá)  de  farinha de trigo   1 colher  (sopa)  de  óleo  1 cubo  de  caldo de carne   3   ovos Recheio 2 colheres  de  óleo  500 gr  de carne picada 1 cubo  de  caldo de carne   1/2 xícara  de  água  quente    salsinha  picada 1 cebola pequena picada 1 tomate pequeno picado 2 dentes de alhos picados Molho 1 copo  de  Requeijão   1/2 xícara  de  maionese   quanto baste  de  Queijo Ralado  para polvilhar  Modo de preparo: Massa Bata no liqüidificador   o leite, a farinha de trigo, o óleo, o cubo de carne e os ovos. Faça as panquecas finas em uma frigideira pincelada com margarina. Enrole-as com o recheio e reserve. Recheio Numa panela aqueça o óleo, doure a cebola e o alho, a seguir doure a carne. Junte...

Um lindo Jardim Secreto

A minha imaginação me leva a estar aonde eu quiser e neste momento eu quero estar no meu jardim secreto. Ele é lindo, cheio de flores que eu admiro, tem um verde intenso, os sons dos pássaros como uma sinfonia, o centro do jardim possui um banco confortável forrado com cetim dourado e almofadas, próximo de uma fonte de águas cristalinas e uma brisa suave percorre todo o jardim. Todas as vezes que me sinto só, sem saber o que fazer e precisando da direção certa, eu vou ao meu jardim para refletir e conversar com o meu melhor Amigo. Ele sempre me compreende, me faz sentir especial, a sua presença é maravilhosa, me ouve atentamente, as vezes parece que só Ele me entende, se eu choro, tenho o seu consolo, quando tenho vontade de desistir, sair correndo e me esconder, então Ele me dá forças e através da sua palavra me orienta de uma forma em que eu tenho a certeza que tudo vai dar certo, eu consigo enxergar uma saída, mas tenho que ouvi-lo atentamente e obedece-lo para que possa aconte...