Avançar para o conteúdo principal

O vaso nas Mãos do Oleiro I


Em uma grande Fábrica de cerâmica se fabricam várias peças diferentes, os enfeites, os cestos, estatuetas, louças variadas, fruteiras, e entre elas estão os vasos.
Então vamos contar a história do vaso, sua trajetória de simples massa crua até ser um belo vaso de adorno, útil numa casa ou em outro lugar que ele possa ser usado.

Na 1ª fase :
Nesta fase, o vaso é apenas uma massa, seja ela de barro, argila ou outro material, junta-se água e mexe-se até adquirir o ponto certo, depois que já está pronta, ela é colocada em moldes e ficam secando de um dia para o outro. No outro dia, se a massa estiver completamente seca, então é retirada da forma para prosseguir a etapa seguinte, muitos vasos ao serem desenformados quebram-se e voltam à ser massa.

Na 2º fase:
O vaso vai para a seção de rebarbas e com uma faca fina e afiada é retirado todo o excesso de massa que há em volta do vaso, na borda e no fundo, alguns vasos não passam desta seção, abrem rachaduras e vão para serem massa novamente.

Na 3º fase:
Os vasos são encaminhados para a seção de esponja, eles são lavados com uma esponja e um balde de água, esfrega-se as peças delicadamente para tirar qualquer excesso de massa que possa ter sobrado da secção anterior, o vaso tem que ficar completamente liso, nesse processo muitos vasos abrem furos e são encaminhados à secção de colagem para se tapar os furos e depois que secam voltam para à secção de esponja.


Na 4ª fase:
Os vasos vão para um grande forno, muito quente para que eles possam secar totalmente e assim prosseguir para a próxima seção; porém, dentro do forno há vasos que racham, estouram e já não tem como consertá-los. A massa dura e seca não presta mais, ele é quebrado e jogado num depósito junto com tantos outros na mesma situação, depois um caminhão vem buscá-los para servirem de aterro em Obras de Construção Civil.



Na 5º fase:
Os vasos vão para a seção do verniz, eles recebem um banho de verniz antes de serem pintados, alguns vasos estalam, formam pequenas rachaduras, eles continuam para serem pintados, mas são vendidos como peças de 2ª mão, sem muito valor, outros ficam apenas craquelados e por fim os vasos são pintados, com desenhos e formas, muitas cores mescladas e brilhantes, pintados por mãos artísticas, que usam de toda criatividade e imaginação para realçar sua beleza.

Na 6ª fase.
Depois dos vasos estarem completamente secos da pintura, eles vão para a seção de embalagem, são embalados cuidadosamente com um plástico protetor e são colocados em caixas individuais para garantir que não se partam até o seu destino. Esses vasos que passam por todas as fases e permanecem "perfeitos", são vendidos como artigos de primeira, de categoria, com um valor muito superior aos outros que não tem a mesma qualidade.

Entre 100 vasos que dão inicio como massa, apenas 10 chegam ao final da produção, mas apenas um vaso é perfeito, com total qualidade, os outros nove vasos são vendidos como se fossem de primeira qualidade, mas na verdade eles estão craquelados e os comerciantes dizem que é um efeito especial do vaso, esses vasos ficam craquelados quando voltam ao forno para levar um banho de esmalte antes da pintura final, é um processo que exige muito de cada peça. 

Isso não é uma história de conto de fadas, é uma história real de alguém que já trabalhou numa Fábrica de Cerâmica, que passou pela experiência de acompanhar o processo do vaso em cada secção e adquiriu esse conhecimento. Essa é a minha história!

No próximo post estarei falando sobre "O vaso nas Mãos do Oleiro II", agora que sabemos como é o procedimento da formação de um vaso, então vamos nos colocar nas Mãos de Deus e adquirir qualidades de excelência para sermos usados por Ele.



Comentários

  1. Ao ler e meditar nesta história, fiz uma reflecção, como Deus cuida de nós, quando um vaso se quebra ou se racha ou está danificado, todos o consideram inútil, sem proveito.
    Mas Deus, não joga o vaso fora, trabalha nele, molda segundo o seu querer, Ele é poderoso para fazer desse vaso inútil sem valor, em um vaso precioso
    Cabe-me a mim sujeitar-me humildemente, deixar ser moldada pelo Oleiro. ( Deus)
    Ele também está nos modelando e nos transformando a cada dia á Sua imagem. Ele está trabalhando em nós e nos refinando para que a beleza Dele seja vista em nós. Que honra!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Populares

A Comunhão

Não podemos perder o primeiro amor onde tudo é novidade, lindo, agradável e maravilhoso. Não há defeitos, censuras ou críticas... Tudo é perfeito! O primeiro amor é caracterizado por uma intensa paixão pelas almas e pelo profundo desejo de leva-las a Salvação.  Aquele que vive no primeiro amor faz um esforço sobrenatural para levar outras pessoas a experimentarem o mesmo gozo no Espírito Santo que ele carrega dentro de si por ter alcançado a Salvação.  Devemos viver no primeiro amor sem perder a nossa comunhão diária e intensa com Deus, através da busca incessante em oração, leitura, compreensão e prática da Palavra de Deus, momentos de comunhão que nos fortalece e aproxima do nosso Senhor, que nos faz conhecer qual a sua perfeita e agradável vontade.  Podemos fazer muitas coisas importantes para ajudar os aflitos e os perdidos a conhecerem a verdade, mas acima das nossas obras, devem estar a nossa vida com Deus, o nosso relacionamento com o Altíssimo é prim...

O Livrinho

Porque João teve que comer o livrinho? E porque era doce na boca e amargo no estômago? Tomei o livrinho da mão do anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como o mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo.  Significa que ele apropriou da sua mensagem e provou tanto do seu gozo quanto do seu sofrimento. Para que possa transmitir o Espírito e a Vida que há na Palavra de Deus, o homem de Deus precisa, espiritualmente falando, comê-la, ou seja, absorvê-la a tal ponto que o seu ser assuma totalmente o caráter do Autor da Palavra, para que ela possa sair de dentro dele com o mesmo Espírito que nela existe! O Profeta Ezequiel e o Apóstolo João tiveram de comer da Palavra de Deus para que tivessem condições espirituais de transmiti-la com fidelidade, palavra por palavra, a fim de que o objetivo fosse alcançado também com fidelidade . Isso tem acontecido com todos os homens de Deus, pois se por um lado eles sentem o sabor do mel na boca, isto é, a alegria de podere...

As primeiras Trombetas

Sete anjos diante de Deus com sete trombetas para serem tocadas e um outro Anjo estava junto ao altar com o incensário de ouro, e foi lhe dado muito incenso para colocar com as orações de todos os santos. Este Anjo é o Senhor Jesus , como Sumo Sacerdote no Céu intercede pelos nossos pecados diante de Deus... O incensário se encheu de fogo do altar, que consome e purifica e foi lançado sobre a terra, que é o juízo de Deus. O primeiro anjo tocou a trombeta  e a terça parte das árvores e de toda a vegetação foram queimadas, por causa da chuva de granizo e fogo, nesta época a fome será intensa. O segundo anjo tocou a trombeta  e a terça parte do mar foi atingida, imagina-se que seja através de um grande meteóro e a terça parte da vida marinha se perderá. O terceiro anjo tocou a trombeta  e a terça parte dos rios e das fontes de águas foram atingidas por uma estrela chamada absinto que contaminou a água potável, tornando-as amargas; com este juízo a humanida...

A Visão

João passa a ter a visão do Céu, embora estivesse fisicamente no mesmo lugar, os seus pensamentos foram totalmente tomados pelo Espírito Santo e transportados para o Céu, o lugar da habitação do Altíssimo, de onde, Ele exerce toda a autoridade sobre o universo. A visão do trono de Deus e para Aquele que está assentado foi gloriosa e não podendo descrever a aparência de Deus, então João fez comparações; falando da pedra Jaspe, que é cristalina, brilhante e preciosa, que representa a glória e a santidade do nosso Senhor e a pedra sardónica, que é vermelha como o sangue e que simboliza o Seu sacrifício na cruz para nos salvar. Isso mostra o maravilhoso resultado daquilo que o Senhor Jesus realizou na cruz: a redenção de todo aquele que crê. O Arco Celeste aparece ao redor do trono de Deus para lembra-LO da gloriosa e eterna aliança feita com aquele, que pela fé, aceita o Senhor Jesus como Senhor e Salvador da sua vida. O chamado arco-íris é uma fábula inventada pelo homem, uma sug...

16 - Um Homem Que Ajudou

“Amarás o Senhor teu Deus... e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” LUCAS 10:27 Um homem ia andando pela estrada no lombo do seu burrinho. De repente uns ladrões saíram de trás de umas pedras. Deram-lhe uma pancada na cabeça. Continuaram a espancá-lo depois que caiu do burrinho. Tiraram todo seu dinheiro e levaram tudo mais que ele tinha. Depois saíram correndo para os montes. Deixaram o homem deitado à beira da estrada. Estava quase morto. Duas pessoas, que viram o pobre homem, passaram por ele andando bem depressa. Não quiseram ajudá-lo. Mas então um estranho bondoso passou por ali. Teve pena dele. Parou para ver se podia ajudá-lo. Fez tiras de pano e tratou de suas feridas. Então pôs o homem sobre seu próprio animal e levou-o para um hotel. E ainda pagou alguém para cuidar do homem até que ele melhorou. Quando precisamos de ajuda, não gostaríamos também que algum homem bondoso passasse e nos ajudasse? Se outra pessoa precisa de auxilio, Jesus disse que devemos ...