Avançar para o conteúdo principal

Regras e Limites


   Regras e limites   

Se em alguns assuntos, os pais têm opiniões diferentes, então, é preciso conversar em particular e resolver a questão e não discordar à frente das crianças.

Rotina
É preciso determinar um horário para acordar, com tempo suficiente para cuidar da higiene, escovar os dentes, pentear os cabelos, trocar de roupa, tomar o pequeno-almoço e não se atrasar para a Escola.
A mesma rotina na hora de dormir, terminar as brincadeiras pelo menos uma hora antes de dormir, escovar os dentes, colocar o pijama e dar boa noite, os pais podem ler um Livro de Histórias da Bíblia antes de dormir e ainda fazer orações com seus filhos ensinando a agradecer a Deus e pedir proteção.

Disciplina
As refeições devem ser feitas na mesa com a família, não na cama, nem na frente do computador ou televisão, mas respeitando esse momento.
Não permitir que as crianças falem palavras de baixo calão ou desrespeitem as pessoas de mais idade ou professores e autoridades.
Não correr, gritar ou brincar em lugares impróprios como Consultórios, Supermercados, Cinema ou outros lugares que exigem silêncio e respeito pelas pessoas que se encontram no mesmo recinto.

Regras
As tarefas escolares devem ser feitas com a supervisão dos pais e corrigidas, com cadernos e livros asseados, material escolar organizado, deve-se incentivar o estudo e fazer sempre o melhor, com atenção e dedicação.
Na hora de brincar é preciso ter atenção as brincadeiras que induzem as mentiras ou disputas que geram brigas, opte por desenhos, pinturas, passeios pelos parques, jogos e programas televisivos, mas que ajudem as crianças a desenvolverem de forma recreativa, mas sadia.

Limites
Todas as crianças necessitam de ter limites, elas não podem fazer o que querem, já diz um antigo provérbio que "uma criança entregue a si mesma virá a envergonhar sua própria mãe". Ora, Porquê? Porque elas não têm consciência dos seus atos e muito menos quão perigosas suas atitudes podem ser, não são capazes de discernir o que é certo ou errado, então é preciso existir duas alternativas:
1. Consequência: Quando a criança desobedece uma ordem, ultrapassa as regras, limites e disciplinas ensinadas pelos pais, então deve existir uma consequência, um castigo; a criança não poderá brincar com os coleguinhas ou não irão ao passeio do fim-de-semana, dependendo da desobediência será aplicado uma consequência. Isso para que a criança aprenda o valor da obediência.
2. RecompensaQuando a criança é obediente aos ensinamentos dos pais, é disciplinado e bom aluno na escola, então ela merece recompensa pelas suas atitudes; um brinquedo que tanto deseja ou um passeio especial, como Zoológico, Safari, um parque aquático, fim-de-semana na praia ou até na Disneylândia… para elas e para os pais.

Quando essas regras são aplicadas na vida diária das crianças, então podemos ter a certeza que estaremos  preparando-os para o futuro de uma forma digna, respeitadora e mais confiantes em si mesmas e em Deus.


“ Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se esquecerá dele”.  Pv. 22.06


Comentários

Populares

Ao Vencedor

Ninguém se torna vencedor ou perdedor sem ter competido.  Como conquistador, o vencedor não está nem aí para a sorte; antes, ele sabe que a conquista do troféu depende exclusivamente do seu desempenho pessoal, de sua dedicação total e de sacrifícios pesados.  Acompanhe a vida dos vencedores esportistas e você verá que cada um deles treina até seis horas diárias. Some-se a isso dietas super-rigorosas, distância de baladas e "amigos" inconvenientes.  Tudo por conta da glória de uma medalha perecível. Mas os sábios, os que têm visão da Grandeza de Deus, aceitam Sua sugestão, sacrificam pela glória infinita, incorruptível e eterna. Veja as sete razões para conquistá-la : 1 -   "Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus."   Apocalipse 2.7. 2 -   "O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte."   Apocalipse 2.11. 3 -   "Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido,...

14 - Como os Outros Conhecem Você?

“Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações.” PROVÉRBIOS 20:11 - Aquele garotinho ali parece ser muito bonzinho – disse o Sr. Pereira. Sr. Pereira estava conversando com o dono de uma loja sobre os diversos tipos de pessoa. - Não sei, não. Vamos esperar um pouco e ver o que faz – disse o dono da loja. Ficaram observando. Daí a pouco o menino deu um tapa na mãe porque ela não lhe deu o que queria. Depois saiu de perto dela. Quando a mãe o chamou de volta, não veio. Quando outro menino estava na sua frente, deu-lhe um empurrão. Também tirou brinquedos de um balcão e não os devolveu ao mesmo lugar. - “Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações” – disse o dono da loja. – É o que a Bíblia diz. - É verdade – disse o Sr. Pereira. - A gente sabe que tipo de pessoa é a criança, vendo o que ela faz. Eu não acho mais que aquele menino seja bonzinho.  Não aprendeu a obedecer a seus pais, nem a ser bondoso para com as outras pessoas, nem a ajudar a cuidar das...

3 - Não é visto, mas é Amado

“Não havendo visto a Jesus, vós o amais” 1 PEDRO 01:08 - Mamãe, como é Jesus? De que jeito é o Seu rosto? – perguntou Luísa. Sua tia lhe havia dado um quadro de Jesus no seu aniversário e não era nada parecido com os outros quadros de Jesus que ela conhecia. Foi por isso que ela perguntou: - Como é Jesus? A mãe não pode dizer. - Não sei, benzinho. Ninguém sabe – respondeu ela. Quando Ele viveu aqui no mundo, ninguém fez um retrato dEle. Os quadros que temos são pintados por artistas que imaginaram como Ele devia ter sido. - Quer dizer – disse Luísa, - que todos os quadros de Jesus são faz-de-conta? - É sim – disse a mãe. - É o que podemos ter. Ninguém sabe mesmo qual foi a aparência dEle. Você acha que ainda pode amá-lO sem conhecer o Seu retrato? – perguntou sorrindo. - É claro que sim – disse Luísa. – Eu O amo sem saber como Ele é. Mas eu queria saber. - Você me faz lembrar de um versículo da Bíblia – disse a mamãe. – É assim “Não havendo visto a Jesus, vós...

Corajosos - A Resolução

Como policiais: Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar. Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A "Resolução" acaba tomando uma proporção maior do que o ima...

Semana Criativa: Um mimo na Decoração

Utilize vidros de todos os tamanhos, em vez de jogar fora, lave-os e guarde-os, podem ser vidros de salsichas, massa de tomate, azeitonas, geléias e tantos outros. Vamos reciclar e criar ambientes mais agradáveis para a nossa casa, jardim, mesas, festa e muito mais. Organize algumas coisas de forma mais prática Os objetos que se guardam nas gavetas podem estar dentro de potes de sorvete... As suas chaves podem ser pintadas com várias cores de esmalte, assim ficam melhor identifica-las... Faça um porta talheres apenas com 6 latinhas, 6 pregos pequenos, um pedaço de madeira, tinta com a cor preferida e acessórios...