Avançar para o conteúdo principal

Regras e Limites


   Regras e limites   

Se em alguns assuntos, os pais têm opiniões diferentes, então, é preciso conversar em particular e resolver a questão e não discordar à frente das crianças.

Rotina
É preciso determinar um horário para acordar, com tempo suficiente para cuidar da higiene, escovar os dentes, pentear os cabelos, trocar de roupa, tomar o pequeno-almoço e não se atrasar para a Escola.
A mesma rotina na hora de dormir, terminar as brincadeiras pelo menos uma hora antes de dormir, escovar os dentes, colocar o pijama e dar boa noite, os pais podem ler um Livro de Histórias da Bíblia antes de dormir e ainda fazer orações com seus filhos ensinando a agradecer a Deus e pedir proteção.

Disciplina
As refeições devem ser feitas na mesa com a família, não na cama, nem na frente do computador ou televisão, mas respeitando esse momento.
Não permitir que as crianças falem palavras de baixo calão ou desrespeitem as pessoas de mais idade ou professores e autoridades.
Não correr, gritar ou brincar em lugares impróprios como Consultórios, Supermercados, Cinema ou outros lugares que exigem silêncio e respeito pelas pessoas que se encontram no mesmo recinto.

Regras
As tarefas escolares devem ser feitas com a supervisão dos pais e corrigidas, com cadernos e livros asseados, material escolar organizado, deve-se incentivar o estudo e fazer sempre o melhor, com atenção e dedicação.
Na hora de brincar é preciso ter atenção as brincadeiras que induzem as mentiras ou disputas que geram brigas, opte por desenhos, pinturas, passeios pelos parques, jogos e programas televisivos, mas que ajudem as crianças a desenvolverem de forma recreativa, mas sadia.

Limites
Todas as crianças necessitam de ter limites, elas não podem fazer o que querem, já diz um antigo provérbio que "uma criança entregue a si mesma virá a envergonhar sua própria mãe". Ora, Porquê? Porque elas não têm consciência dos seus atos e muito menos quão perigosas suas atitudes podem ser, não são capazes de discernir o que é certo ou errado, então é preciso existir duas alternativas:
1. Consequência: Quando a criança desobedece uma ordem, ultrapassa as regras, limites e disciplinas ensinadas pelos pais, então deve existir uma consequência, um castigo; a criança não poderá brincar com os coleguinhas ou não irão ao passeio do fim-de-semana, dependendo da desobediência será aplicado uma consequência. Isso para que a criança aprenda o valor da obediência.
2. RecompensaQuando a criança é obediente aos ensinamentos dos pais, é disciplinado e bom aluno na escola, então ela merece recompensa pelas suas atitudes; um brinquedo que tanto deseja ou um passeio especial, como Zoológico, Safari, um parque aquático, fim-de-semana na praia ou até na Disneylândia… para elas e para os pais.

Quando essas regras são aplicadas na vida diária das crianças, então podemos ter a certeza que estaremos  preparando-os para o futuro de uma forma digna, respeitadora e mais confiantes em si mesmas e em Deus.


“ Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se esquecerá dele”.  Pv. 22.06


Comentários

Populares

Corajosos - A Resolução

Como policiais: Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar. Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A "Resolução" acaba tomando uma proporção maior do que o ima...

Retrospectiva 2014 do Projeto Mães em Oração Moçambique

A Festa de Retrospectiva do Projeto Mães em Oração aconteceu no dia 21 de Dezembro no Templo da Fé, o local se tornou pequeno para comportar as 2.500 mães e convidadas  que afluíram de vários bairros da cidade de Maputo. Muitas foram as surpresas reservadas para este Evento, contamos com a participação da cantora Marllen Preta Negra que homenageou as mamãs com a sua mais recente música “Filho” contagiando todo o ambiente com sua alegria.   O Coral das Mamãs do Zona Verde se apresentou com belíssimas canções no compasso  alinhado de suas danças africanas, se fez presente também nesta tarde o teatro musical do Grupo das graciosas que transmitiram a importância de ser uma Mulher de Fé. A Mulher V foi declamada em poema como forma de salientar a sua valorização no mundo atual, pois a mulher deve resgatar a sua essência feminina, o seu respeito próprio. Ser bonita por dentro e por fora, amável, compreensiva e delicada; incrível, cuja bondade vai a...

Mãe - um ser especial

Ser mãe é receber de Deus uma missão de amar, cuidar e instruir, mais do que uma tarefa ou responsabilidade, ser mãe é ministrar. Ela experimenta a alegria da maternidade e esta é uma verdade que transforma qualquer sofrimento ou sacrifício em grande recompensa e alegria. Ainda que o seu tempo seja dividido entre os filhos, o seu amor é de igual forma para com todos e ela ainda consegue ter tempo para as tarefas da casa, do trabalho e outras atividades. As mães têm um amor tão resistente, que nem mesmo as situações mais difíceis, nem o filho mais rebelde conseguem apagar. Ela não se esquece da profundidade do amor de Deus por ela. As mães abrem mão da própria vida por amor ao filho, sacrificam noites em claro, deixam de comer se preciso for para darem aos seus filhos, trabalham arduamente para não faltar nada para eles, sacrificam seus próprios sonhos, se esquecem de si mesma para darem o melhor aos seus filhos. A mãe que ensina a sua criança desde pequena no caminho em que de...

Ela teme ao Senhor

   Livro "A Mulher V"    A característica principal da Mulher V é o temor ao Senhor. Quando Deus é o centro da nossa vida, dificilmente desviamos a nossa atenção para outras coisas. A Mulher V tem um verdadeiro relacionamento com Deus e por causa deste relacionamento ela O teme. Uma mulher que teme a Deus coloca a sua fé acima de tudo na vida, ela crê e obedece. Quanto mais perto da luz ela chega, mais iluminada fica. Ela exercita a sua fé e Deus lhe dá oportunidades para usar a sua fé e ver os resultados, colhe os frutos de suas escolhas. Quando temos um relacionamento com Deus, Ele nos dá a capacidade de sorrir e ter paz em meio as guerras. 

Ela é Doce

   Livro "A Mulher V"    A sua doçura está ligada a sabedoria, por isso ela fala com bondade. Para ter uma atitude positiva e deixar toda a amargura de lado é preciso seguir uma regra básica “Basta fazer o oposto daquilo que sente vontade”...  Não grite  e não maltrate os seus filhos.  Ser doce nos faz sentir bem, agradáveis, alegres, belas e amadas. “Fala com sabedoria e a instrução da bondade está na sua língua”. Pv. 31.26