Avançar para o conteúdo principal

Regras e Limites


   Regras e limites   

Se em alguns assuntos, os pais têm opiniões diferentes, então, é preciso conversar em particular e resolver a questão e não discordar à frente das crianças.

Rotina
É preciso determinar um horário para acordar, com tempo suficiente para cuidar da higiene, escovar os dentes, pentear os cabelos, trocar de roupa, tomar o pequeno-almoço e não se atrasar para a Escola.
A mesma rotina na hora de dormir, terminar as brincadeiras pelo menos uma hora antes de dormir, escovar os dentes, colocar o pijama e dar boa noite, os pais podem ler um Livro de Histórias da Bíblia antes de dormir e ainda fazer orações com seus filhos ensinando a agradecer a Deus e pedir proteção.

Disciplina
As refeições devem ser feitas na mesa com a família, não na cama, nem na frente do computador ou televisão, mas respeitando esse momento.
Não permitir que as crianças falem palavras de baixo calão ou desrespeitem as pessoas de mais idade ou professores e autoridades.
Não correr, gritar ou brincar em lugares impróprios como Consultórios, Supermercados, Cinema ou outros lugares que exigem silêncio e respeito pelas pessoas que se encontram no mesmo recinto.

Regras
As tarefas escolares devem ser feitas com a supervisão dos pais e corrigidas, com cadernos e livros asseados, material escolar organizado, deve-se incentivar o estudo e fazer sempre o melhor, com atenção e dedicação.
Na hora de brincar é preciso ter atenção as brincadeiras que induzem as mentiras ou disputas que geram brigas, opte por desenhos, pinturas, passeios pelos parques, jogos e programas televisivos, mas que ajudem as crianças a desenvolverem de forma recreativa, mas sadia.

Limites
Todas as crianças necessitam de ter limites, elas não podem fazer o que querem, já diz um antigo provérbio que "uma criança entregue a si mesma virá a envergonhar sua própria mãe". Ora, Porquê? Porque elas não têm consciência dos seus atos e muito menos quão perigosas suas atitudes podem ser, não são capazes de discernir o que é certo ou errado, então é preciso existir duas alternativas:
1. Consequência: Quando a criança desobedece uma ordem, ultrapassa as regras, limites e disciplinas ensinadas pelos pais, então deve existir uma consequência, um castigo; a criança não poderá brincar com os coleguinhas ou não irão ao passeio do fim-de-semana, dependendo da desobediência será aplicado uma consequência. Isso para que a criança aprenda o valor da obediência.
2. RecompensaQuando a criança é obediente aos ensinamentos dos pais, é disciplinado e bom aluno na escola, então ela merece recompensa pelas suas atitudes; um brinquedo que tanto deseja ou um passeio especial, como Zoológico, Safari, um parque aquático, fim-de-semana na praia ou até na Disneylândia… para elas e para os pais.

Quando essas regras são aplicadas na vida diária das crianças, então podemos ter a certeza que estaremos  preparando-os para o futuro de uma forma digna, respeitadora e mais confiantes em si mesmas e em Deus.


“ Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se esquecerá dele”.  Pv. 22.06


Comentários

Populares

A Comunhão

Não podemos perder o primeiro amor onde tudo é novidade, lindo, agradável e maravilhoso. Não há defeitos, censuras ou críticas... Tudo é perfeito! O primeiro amor é caracterizado por uma intensa paixão pelas almas e pelo profundo desejo de leva-las a Salvação.  Aquele que vive no primeiro amor faz um esforço sobrenatural para levar outras pessoas a experimentarem o mesmo gozo no Espírito Santo que ele carrega dentro de si por ter alcançado a Salvação.  Devemos viver no primeiro amor sem perder a nossa comunhão diária e intensa com Deus, através da busca incessante em oração, leitura, compreensão e prática da Palavra de Deus, momentos de comunhão que nos fortalece e aproxima do nosso Senhor, que nos faz conhecer qual a sua perfeita e agradável vontade.  Podemos fazer muitas coisas importantes para ajudar os aflitos e os perdidos a conhecerem a verdade, mas acima das nossas obras, devem estar a nossa vida com Deus, o nosso relacionamento com o Altíssimo é prim...

O Livrinho

Porque João teve que comer o livrinho? E porque era doce na boca e amargo no estômago? Tomei o livrinho da mão do anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como o mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo.  Significa que ele apropriou da sua mensagem e provou tanto do seu gozo quanto do seu sofrimento. Para que possa transmitir o Espírito e a Vida que há na Palavra de Deus, o homem de Deus precisa, espiritualmente falando, comê-la, ou seja, absorvê-la a tal ponto que o seu ser assuma totalmente o caráter do Autor da Palavra, para que ela possa sair de dentro dele com o mesmo Espírito que nela existe! O Profeta Ezequiel e o Apóstolo João tiveram de comer da Palavra de Deus para que tivessem condições espirituais de transmiti-la com fidelidade, palavra por palavra, a fim de que o objetivo fosse alcançado também com fidelidade . Isso tem acontecido com todos os homens de Deus, pois se por um lado eles sentem o sabor do mel na boca, isto é, a alegria de podere...

As primeiras Trombetas

Sete anjos diante de Deus com sete trombetas para serem tocadas e um outro Anjo estava junto ao altar com o incensário de ouro, e foi lhe dado muito incenso para colocar com as orações de todos os santos. Este Anjo é o Senhor Jesus , como Sumo Sacerdote no Céu intercede pelos nossos pecados diante de Deus... O incensário se encheu de fogo do altar, que consome e purifica e foi lançado sobre a terra, que é o juízo de Deus. O primeiro anjo tocou a trombeta  e a terça parte das árvores e de toda a vegetação foram queimadas, por causa da chuva de granizo e fogo, nesta época a fome será intensa. O segundo anjo tocou a trombeta  e a terça parte do mar foi atingida, imagina-se que seja através de um grande meteóro e a terça parte da vida marinha se perderá. O terceiro anjo tocou a trombeta  e a terça parte dos rios e das fontes de águas foram atingidas por uma estrela chamada absinto que contaminou a água potável, tornando-as amargas; com este juízo a humanida...

16 - Um Homem Que Ajudou

“Amarás o Senhor teu Deus... e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” LUCAS 10:27 Um homem ia andando pela estrada no lombo do seu burrinho. De repente uns ladrões saíram de trás de umas pedras. Deram-lhe uma pancada na cabeça. Continuaram a espancá-lo depois que caiu do burrinho. Tiraram todo seu dinheiro e levaram tudo mais que ele tinha. Depois saíram correndo para os montes. Deixaram o homem deitado à beira da estrada. Estava quase morto. Duas pessoas, que viram o pobre homem, passaram por ele andando bem depressa. Não quiseram ajudá-lo. Mas então um estranho bondoso passou por ali. Teve pena dele. Parou para ver se podia ajudá-lo. Fez tiras de pano e tratou de suas feridas. Então pôs o homem sobre seu próprio animal e levou-o para um hotel. E ainda pagou alguém para cuidar do homem até que ele melhorou. Quando precisamos de ajuda, não gostaríamos também que algum homem bondoso passasse e nos ajudasse? Se outra pessoa precisa de auxilio, Jesus disse que devemos ...

14 - Como os Outros Conhecem Você?

“Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações.” PROVÉRBIOS 20:11 - Aquele garotinho ali parece ser muito bonzinho – disse o Sr. Pereira. Sr. Pereira estava conversando com o dono de uma loja sobre os diversos tipos de pessoa. - Não sei, não. Vamos esperar um pouco e ver o que faz – disse o dono da loja. Ficaram observando. Daí a pouco o menino deu um tapa na mãe porque ela não lhe deu o que queria. Depois saiu de perto dela. Quando a mãe o chamou de volta, não veio. Quando outro menino estava na sua frente, deu-lhe um empurrão. Também tirou brinquedos de um balcão e não os devolveu ao mesmo lugar. - “Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações” – disse o dono da loja. – É o que a Bíblia diz. - É verdade – disse o Sr. Pereira. - A gente sabe que tipo de pessoa é a criança, vendo o que ela faz. Eu não acho mais que aquele menino seja bonzinho.  Não aprendeu a obedecer a seus pais, nem a ser bondoso para com as outras pessoas, nem a ajudar a cuidar das...