Avançar para o conteúdo principal

Em que mundo você vive?


Existe uma expressão muito conhecida que é: "Você parece que vive no mundo da lua" Falamos isso quando uma pessoa está completamente desatenta ao que estamos falando ou quando a pessoa não consegue se aperceber das coisas a sua volta; outras, já são tão observadoras e atentas a tudo, que até exageram, pois estão atentas, até mesmo às coisas que nem lhe diz respeito, mas sobre estas podemos falar outro dia...
Então vamos falar dos que "vivem no mundo natural"; o mundo natural é o dos cinco sentidos, que é uma dádiva para o ser humano, e quando um deles falta, os outros ficam mais apurados em suas funções para poder ajudar a pessoa a se adaptar melhor com as condições na qual foi imposta.

A visão é a primeira porta de entrada para a maioria das coisas que vivemos, sejam elas boas ou más, por ela captamos a imagem de longe e com as informações recebidas, nosso cérebro reage e à transporta para que todo o nosso corpo sinta aquilo que estamos vendo. Vemos cenas incríveis e maravilhosas através dos nossos olhos, que só podem ficar registradas em nossas mentes, mas também vemos cenas tristes e de momentos de dor que infelizmente também ficam nesse registro, mas estas são mais difíceis de "deletar".

A audição nos faz ouvir sons que podem ir de sussurros até a turbina de um avião, é impressionante como conseguimos distinguir várias coisas através do som e falar sobre elas com toda a segurança, mesmo que os nossos olhos não vejam para confirmar se está certo, e com ela também captamos o que é bom de se ouvir e o que seria melhor esquecer, mas já ouvimos.


O olfato nos permite sentir as melhores fragrâncias da perfumaria, os melhores pratos culinários ou apenas um café saboroso, mas também nos permite distinguir cheiros desagradáveis e sem nenhum interesse, mas que fazem parte dos aromas existentes no dia-a-dia.

O paladar nos trás sabores das melhores e mais saborosas iguarias e especiarias que fazem a melhor culinária, os pratos magníficos nas mãos de chefes da cozinha ou na mão da nossa querida mãe que faz a nossa refeição com tanto amor, carinho e dedicação, o sabor do melhor vinho, da melhor champanhe ou ainda o sabor amargo do remédio que temos que tomar para o bem da nossa saúde Através do palato podemos degustar e desfrutar de todas estas "maravilhas".

O tato é um sentido esplêndido, com ele podemos sentir tudo o que estiver ao nosso redor, quer seja para pegar, empurrar, até mesmo nos guiar, e com ele também deciframos algumas emoções boas, como no beijo da pessoa amada, o abraço do amigo, o carinho dos pais; como também a agressão ou a enérgica mão que castiga... enfim, o tato tem um pouco de todos os sentidos, haja vista que por ele algumas pessoas que são cegas são capazes de viver praticamente de forma normal.

Mas o sentido mais importante para todas as pessoas não é nenhum destes cinco; e sim, o sexto sentido… Mas qual é esse sexto sentido que torna o ser humano tão especial? Será que ele existe? É somente para as pessoas superdotadas?

O sexto sentido é a fé… Para quem possuí este sentido, ela é capaz de sozinha, sustentar todos os sentidos juntos, ela age pela orientação do Espírito e conforme a necessidade, e não conforme os sentidos lhe mostram, ela contraria tudo o que pode prejudicar a pessoa e quando a fé entra em ação, ela combate os maus olhos, as palavras infames e desprezíveis, e tudo aquilo que pode nos desanimar, que entristece, que angustia, que machuca, que faz a pessoa deixar de sonhar, acreditar e viver.

A fé levanta o caído, impulsiona-o a seguir em frente sem desistir; anima, encoraja, trás a capacidade de decisão, determinação, segurança, certeza. Ela produz força interior e faz a pessoa ter uma visão grandiosa daquilo que pode acontecer e alcançar na sua vida.
Em que mundo devemos viver então? No mundo da fé, num mundo espiritual, que só pode alcançar aqueles que tem suas vidas entregues completamente nas Mãos de Deus e vivem em Sua dependência.

"A fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.  Hebreus 11.01

Comentários

Populares

Corajosos - A Resolução

Como policiais: Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar. Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A "Resolução" acaba tomando uma proporção maior do que o ima

Como usar Lenço - Echarpe - Cachecol e Pashmina

Com esse friozinho, nada melhor que usar um lenço ou pashmina pra dar uma graça ao visual e uma esquentadinha... Segue abaixo dicas super útil pra variar um pouco a maneira de usá-las.  Nessa época de outono/inverno os lenços, echarpes e pashminas aparecem com força porque realça o look e aquecem com elegância. Eles podem ser usados no verão também, feitos de tecidos leves, mas é no inverno que a gente usa com mais gosto!  + Opções de uso: Lenço, Echarpe e Pashmina Outra coisa bastante interessante para esclarecer são as diferenças entre:  Lenço, Echarpe e Pashmina (Normalmente as pessoas chamam tudo de lenço. Qualquer coisa amarrada no  pescoço é lenço ou quando é de lã, cachecol. Só que não é bem assim! Para  cada formato, um nome. Vamos aprender um pouco + para NÃO esquecer mais? 1. É quadrado? Então é lenço. Pode ter franjas ou não, ser pequeno, médio ou  grande e geralmente é feito de tecidos leves para facilitar

Os Benefícios do Café

A   cafeína   presente na bebida ajuda nos esforços dos músculos e da mente e ainda diminui o cansaço físico e mental. Assim, se quiser aumentar a concentração e despertar a atenção ao realizar uma atividade, uma boa escolha é o café, um estimulante natural. É importante ressaltar que os benefícios do consumo são por pouco tempo, já que seu efeito é temporário, não melhorando a memória a longo prazo. Mais que cafeína O café também apresenta outros itens em sua composição que fazem bem para a saúde, entre eles: antioxidantes (polifenóis e flavonoides), sais minerais (magnésio, cromo, manganês) e vitamina B3(niacina). Contra doenças Chamado de alimento funcional, o café favorece a prevenção de alguns tipos de câncer como fígado, mama, cólon e reto. Pessoas com casos leves de asma passam a apresentar menos crises ao ingerir a bebida: resultado do efeito broncodilatador da cafeína. Os sintomas do Mal de Parkinson e de Alzheimer também podem ser minimizados com 2 a 3 xícaras

Perfume da Alma

Seis dias antes da Páscoa, Jesus e os seus discípulos foram para a região de Betânia, onde morava Lázaro, que fora ressuscitado por Ele, ali fizeram-lhe uma ceia e Marta servia a todos. Então Maria, tomando um vaso de alabastro com unguento de nardo puro, muito valioso, ungiu os pés de Jesus e enxugou com os seus cabelos, perfumando toda a casa com aquele aroma especial. Maria guardava suas economias em forma de perfume, a fim de utilizá-lo em suas Bodas, no entanto, naquele momento, dentro dela nasceu o desejo de entregá-lo como oferta sacrificial para o Senhor com a intenção única de exaltá-LO...  Ela foi capaz de se humilhar, pois ao ungir e enxugar os pés do Salvador, ela feriu a cultura da época, que considerava depreciável uma mulher livre e honrada tocar os pés de um homem... Além disso, não era comum para uma judia soltar os cabelos em público. A pureza e a quantidade daquele nardo expressavam a fé e a vida de Maria... Isso significa que ao derramá-lo aos pés de Jesus

O Silêncio de Deus - Parte 02

4. DEUS QUEBRA O SILÊNCIO O silêncio é quebrado, pois Deus dá um sonho a Faraó, que ninguém consegue interpretar e José é lembrado pelo copeiro, que fala a Faraó a interpretação do sonho dele quando estava na cadeia e Faraó manda chamá-lo. E Deus dá a José a interpretação dos sonhos e então começam os acontecimentos depois do silêncio de Deus. Capítulo 41.38 –   “Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?   “Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu.”   – versículos 39 e 40. Depois do silêncio de Deus, José sai da cadeia para subir a rampa do palácio rumo ao trono de governador. 5. O SILÊNCIO DE DEUS NA VIDA DE JÓ Vemos com muita clareza no capítulo 1 do livro de Jó, a narração de Deus dando um dos maiores testemunhos já registrados