Avançar para o conteúdo principal

Em que mundo você vive?


Existe uma expressão muito conhecida que é: "Você parece que vive no mundo da lua" Falamos isso quando uma pessoa está completamente desatenta ao que estamos falando ou quando a pessoa não consegue se aperceber das coisas a sua volta; outras, já são tão observadoras e atentas a tudo, que até exageram, pois estão atentas, até mesmo às coisas que nem lhe diz respeito, mas sobre estas podemos falar outro dia...
Então vamos falar dos que "vivem no mundo natural"; o mundo natural é o dos cinco sentidos, que é uma dádiva para o ser humano, e quando um deles falta, os outros ficam mais apurados em suas funções para poder ajudar a pessoa a se adaptar melhor com as condições na qual foi imposta.

A visão é a primeira porta de entrada para a maioria das coisas que vivemos, sejam elas boas ou más, por ela captamos a imagem de longe e com as informações recebidas, nosso cérebro reage e à transporta para que todo o nosso corpo sinta aquilo que estamos vendo. Vemos cenas incríveis e maravilhosas através dos nossos olhos, que só podem ficar registradas em nossas mentes, mas também vemos cenas tristes e de momentos de dor que infelizmente também ficam nesse registro, mas estas são mais difíceis de "deletar".

A audição nos faz ouvir sons que podem ir de sussurros até a turbina de um avião, é impressionante como conseguimos distinguir várias coisas através do som e falar sobre elas com toda a segurança, mesmo que os nossos olhos não vejam para confirmar se está certo, e com ela também captamos o que é bom de se ouvir e o que seria melhor esquecer, mas já ouvimos.


O olfato nos permite sentir as melhores fragrâncias da perfumaria, os melhores pratos culinários ou apenas um café saboroso, mas também nos permite distinguir cheiros desagradáveis e sem nenhum interesse, mas que fazem parte dos aromas existentes no dia-a-dia.

O paladar nos trás sabores das melhores e mais saborosas iguarias e especiarias que fazem a melhor culinária, os pratos magníficos nas mãos de chefes da cozinha ou na mão da nossa querida mãe que faz a nossa refeição com tanto amor, carinho e dedicação, o sabor do melhor vinho, da melhor champanhe ou ainda o sabor amargo do remédio que temos que tomar para o bem da nossa saúde Através do palato podemos degustar e desfrutar de todas estas "maravilhas".

O tato é um sentido esplêndido, com ele podemos sentir tudo o que estiver ao nosso redor, quer seja para pegar, empurrar, até mesmo nos guiar, e com ele também deciframos algumas emoções boas, como no beijo da pessoa amada, o abraço do amigo, o carinho dos pais; como também a agressão ou a enérgica mão que castiga... enfim, o tato tem um pouco de todos os sentidos, haja vista que por ele algumas pessoas que são cegas são capazes de viver praticamente de forma normal.

Mas o sentido mais importante para todas as pessoas não é nenhum destes cinco; e sim, o sexto sentido… Mas qual é esse sexto sentido que torna o ser humano tão especial? Será que ele existe? É somente para as pessoas superdotadas?

O sexto sentido é a fé… Para quem possuí este sentido, ela é capaz de sozinha, sustentar todos os sentidos juntos, ela age pela orientação do Espírito e conforme a necessidade, e não conforme os sentidos lhe mostram, ela contraria tudo o que pode prejudicar a pessoa e quando a fé entra em ação, ela combate os maus olhos, as palavras infames e desprezíveis, e tudo aquilo que pode nos desanimar, que entristece, que angustia, que machuca, que faz a pessoa deixar de sonhar, acreditar e viver.

A fé levanta o caído, impulsiona-o a seguir em frente sem desistir; anima, encoraja, trás a capacidade de decisão, determinação, segurança, certeza. Ela produz força interior e faz a pessoa ter uma visão grandiosa daquilo que pode acontecer e alcançar na sua vida.
Em que mundo devemos viver então? No mundo da fé, num mundo espiritual, que só pode alcançar aqueles que tem suas vidas entregues completamente nas Mãos de Deus e vivem em Sua dependência.

"A fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.  Hebreus 11.01

Comentários

Populares

Corajosos - A Resolução

Como policiais: Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar. Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A "Resolução" acaba tomando uma proporção maior do que o ima...

Ao Vencedor

Ninguém se torna vencedor ou perdedor sem ter competido.  Como conquistador, o vencedor não está nem aí para a sorte; antes, ele sabe que a conquista do troféu depende exclusivamente do seu desempenho pessoal, de sua dedicação total e de sacrifícios pesados.  Acompanhe a vida dos vencedores esportistas e você verá que cada um deles treina até seis horas diárias. Some-se a isso dietas super-rigorosas, distância de baladas e "amigos" inconvenientes.  Tudo por conta da glória de uma medalha perecível. Mas os sábios, os que têm visão da Grandeza de Deus, aceitam Sua sugestão, sacrificam pela glória infinita, incorruptível e eterna. Veja as sete razões para conquistá-la : 1 -   "Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus."   Apocalipse 2.7. 2 -   "O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte."   Apocalipse 2.11. 3 -   "Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido,...

Retrospectiva 2014 do Projeto Mães em Oração Moçambique

A Festa de Retrospectiva do Projeto Mães em Oração aconteceu no dia 21 de Dezembro no Templo da Fé, o local se tornou pequeno para comportar as 2.500 mães e convidadas  que afluíram de vários bairros da cidade de Maputo. Muitas foram as surpresas reservadas para este Evento, contamos com a participação da cantora Marllen Preta Negra que homenageou as mamãs com a sua mais recente música “Filho” contagiando todo o ambiente com sua alegria.   O Coral das Mamãs do Zona Verde se apresentou com belíssimas canções no compasso  alinhado de suas danças africanas, se fez presente também nesta tarde o teatro musical do Grupo das graciosas que transmitiram a importância de ser uma Mulher de Fé. A Mulher V foi declamada em poema como forma de salientar a sua valorização no mundo atual, pois a mulher deve resgatar a sua essência feminina, o seu respeito próprio. Ser bonita por dentro e por fora, amável, compreensiva e delicada; incrível, cuja bondade vai a...

12 – Deus Conta Nossos Cabelos

“Até os cabelos todos da cabeça estão contados” MATEUS 10:30 Quantas crianças há no mundo, papai? – perguntou Sara. - Não sei – respondeu o papai. – Há milhões e milhões. _ Então como é que Deus pode cuidar de mim? – perguntou Sara. – Como pode saber onde estou e o que se passa comigo? Há tantos outros meninos e meninas. - Ah, Deus sabe tudo sobre você – disse o papai. – Ele não só a conhece; sabe quantos fios de cabelo há na sua cabeça. E sabe até quando cai um. Quantos daqueles passarinhos chamados pardais você acha que há no mundo? – perguntou ele. Sara procurou pensar: Mais do que crianças, por certo, - disse ela. - Pois é, e Jesus disse que nosso Pai celestial cuida de todos eles, e que nenhum cai morto a não ser que Ele o deixe cair. Se Deus cuida assim de cada passarinho, você não acha que Ele pode cuidar de você também? – perguntou o pai de Sara. - É sim – disse Sara. – Mas eu não sabia que Ele contava meus cabelos. - Ele não precisa contá-los do jei...

Mãe - um ser especial

Ser mãe é receber de Deus uma missão de amar, cuidar e instruir, mais do que uma tarefa ou responsabilidade, ser mãe é ministrar. Ela experimenta a alegria da maternidade e esta é uma verdade que transforma qualquer sofrimento ou sacrifício em grande recompensa e alegria. Ainda que o seu tempo seja dividido entre os filhos, o seu amor é de igual forma para com todos e ela ainda consegue ter tempo para as tarefas da casa, do trabalho e outras atividades. As mães têm um amor tão resistente, que nem mesmo as situações mais difíceis, nem o filho mais rebelde conseguem apagar. Ela não se esquece da profundidade do amor de Deus por ela. As mães abrem mão da própria vida por amor ao filho, sacrificam noites em claro, deixam de comer se preciso for para darem aos seus filhos, trabalham arduamente para não faltar nada para eles, sacrificam seus próprios sonhos, se esquecem de si mesma para darem o melhor aos seus filhos. A mãe que ensina a sua criança desde pequena no caminho em que de...