Avançar para o conteúdo principal

O corredor polonês do cristão

Entre o arsenal de que as pessoas  dispõem para ferir orgulhos alheios está o “corredor polonês”, passagem estreita entre duas fileiras de punhos e pés percorrida pelos mais fracos. Atos de violência em espaços estreitos contra vítimas indefesas sempre existiram em escolas, quartéis e prisões. Para entender por que é chamado assim de corredor polonês, é preciso dar uma olhada nas fronteiras dos países europeus. O corredor polonês original surgiu no fim da 1ª Guerra Mundial, em 1918, foi o pretexto para o início da 2ª, em 1939
1. Espólios
Após a 1ª Guerra Mundial (1914-1918), os vencedores do conflito usaram o Tratado de Versalhes para criar novos países – inclusive um Estado para os poloneses, que havia séculos viviam sob domínio dos vizinhos.
2. Pedaço de mim
A Alemanha cedeu à recém-nascida Polônia a Pomerélia, uma tripa de terra que separava as províncias alemãs da Prússia Ocidental e Prússia Oriental. O território, com 150 km de extensão por 80 de largura foi apelidado de Corredor Polonês.
3. Corre-corre
Foi pelo Corredor que Hitler começou a 2ª Guerra, em setembro de 1939. Os blindados nazistas fustigaram dos dois lados; os poloneses, pegos em uma ratoeira geográfica, foram rapidamente vencidos.

As pessoas que tem sido vítimas deste corredor polonês tem sofrido não somente com agressões físicas e verbais, mas também com o desprezo e isolamento social, as dores e marcas sentidas não são apenas no corpo e sim na alma, trazendo transtorno superiores ao que  pode se imaginar.
Comparando o Corredor Polonês ao caminho em que o cristão deve percorrer, então, não está muito longe da realidade... Aqueles que preservam a sua fé e andam no caminho da Palavra de Deus, estão a percorrer um caminho de sacrifício, renúncia e entrega.

Quantos não são os problemas e dificuldades, o desprezo e abandono que os cristãos enfrentam por causa da fé que professam, já enfrentaram prisões, calúnias, injustiças, humilhação, fome, sede, dor, perseguição e até mesmo a morte por amor a Deus e ao Senhor Jesus.
Não é este também um corredor polonês que a Sociedade obrigada os cristãos a passarem... os considerados inferiores, fracos e sem valor... Mas pelo contrário, todas as vezes que os cristãos passam por esta situação, eles se tornam mais fortes, mais seguros, mais renovados. 

O Senhor Jesus percorreu a Via Dolorosa (ilustrado na foto em Jerusalém, para quem não conhece, é uma via longa e estreita, de pedra e cheia de comércio) com uma cruz pesada, ele estava ferido, cansado e seguia rumo ao Calvário para morrer pela humanidade e dar a única oportunidade de salvação!!!
O maior prémio que uma pessoa pode alcançar é a salvação eterna, este é o Alvo a ser conquistado e por ele devemos lutar todos os dias, ainda que tenhamos que passar por muitos corredores poloneses que representam dor e sofrimento; porque o que nos espera é muito superior a tudo, então teremos recompensa, amor incondicional e paz perpétua.


Paulo disse aos cristãos de Filipenses que tudo era por Cristo e nos deixou um conselho: Uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o Alvo, para o prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Filipenses 3. 13 e 14


Comentários

Populares

18 - Crescendo com Jesus

“Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.” 2 PEDRO 3.18 Quando Maria não tinha ainda dois anos completos,  perguntavam-lhe: De que tamanho é você, benzinho? Maria levantava bem alto as mãos e dizia: Grande assim. Agora Maria é grande e não diz mais isto. Quando nossos corpos crescem e ficam da altura que têm que ficar, dizemos que paramos de crescer. Mas há outras maneiras em que podemos continuar a crescer. Pedro, que foi bom amigo de Jesus, diz no versículo bíblico: “Crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” Que quer dizer; “Crescei na graça?”. Que é a graça e como podemos crescer nela? A graça é o maravilhoso amor de Deus. Pedro quer que nossa fé neste amor cresça mais e mais. Escrevendo para os cristãos de outro lugar, Paulo disse: “Cumpre-nos dar sempre graças a Deus... pois a vossa fé cresce sobremaneira.” A fé é crer que Deus nos ama, que Ele nos perdoa os pecados e que quer que sejamos filh...

Primavera da Vida - Juntos numa linda caminhada

Agenda prática

  Prioridades: Planejando os seus dias   Frequentemente as mulheres ficam sobrecarregadas com inúmeras tarefas, mas também há várias opções para distribuir o seu tempo, vamos a algumas dicas básicas, mas de grande valia para você conseguir colocar tudo em ordem: 1.  Seu relacionamento pessoal e diário com Deus.     Aproveite para acordar mais cedo que o costume, enquanto a sua casa ainda esta em silêncio para desenvolver a sua comunhão com Deus, lendo, meditando e orando, você vai observar que ao longo dos dias isso vai lhe fazer muito bem. 2.  Seu compromisso com sua família e com seu lar, especialmente com o marido e os filhos, mas também com todos os seus familiares.    Você já buscou a Deus em primeiro lugar, agora, mãos a obra, execute as suas tarefas diárias com energia e entusiasmo; você tem pessoas importantes para cuidar... a sua família e uma casa para limpar, organizar e embelezar para que desfrutem do aconchego...

9 - Agradeça Sempre A Deus

“Dando sempre graças por tudo.”  EFÉSIOS 5:20 - Eu preciso ir à escola? Eu preciso lavar os pratos? Eu preciso arrumar a cama? – reclamava Cátia. Às vezes, a mamãe dizia: Cátia, você está sempre reclamando! -E então, que é que eu devo fazer? – perguntou ela, com voz chorosa. - Jesus quer que sejamos agradecidos por tudo - disse a mãe. - Sempre? – perguntou Cátia. – Por tudo, tudo? - É o que diz na Bíblia – explicou a mamãe. – “Dai sempre graças por tudo.” Está lá. - Quer dizer – disse Cátia – que eu tenho que agradecer a Deus por ter de lavar os pratos e arrumar a cama? - Bem- disse a mãe – há pessoas que nunca têm muitos pratos sujos porque não têm quase nada para comer. Há pessoas que não precisam arrumar a cama porque não têm camas; são pobres demais. - Quer dizer então – disse Cátia – que quando eu lavo os pratos devo agradecer a Deus a comida que sujou os pratos? E quando arrumo a cama devo agradecer a Deus a cama boa e quentinha? - É isso mesmo, ben...

A última coca-cola do Deserto

Com certeza você conhece esta frase famosa:  A pessoa se acha a última coca-cola do deserto . Mas na realidade, ninguém a quer tomar porque ela está quente. Esse é o tipo de pessoa que se acha auto suficiente e que não precisa de ninguém. No relacionamento entre pessoas é preciso permitir a participação do outro, interagir e ouvir é sempre a melhor opção. Temos que estar abertos para aprender, é um processo de mudança constante e devemos ser pessoas melhores, mais generosas e menos egoístas. O mesmo acontece com   O último biscoito do pacote , que está quebrado e amassado.  Não devemos maltratar ninguém, ignorar ou humilhar, se achar superior ou melhor, a falta de bom senso, as atitudes e as palavras podem causar danos irreversíveis nas pessoas. A vida é como uma roda gigante, tanto está em cima, como pode estar em baixo. Ninguém é melhor do que alguém, não é uma profissão, doutorado ou uma condição financeira melhor que acrescenta boa educação e humildade...