1. Espólios
Após a 1ª Guerra Mundial (1914-1918), os vencedores do conflito usaram o Tratado de Versalhes para criar novos países – inclusive um Estado para os poloneses, que havia séculos viviam sob domínio dos vizinhos.
2. Pedaço de mim
A Alemanha cedeu à recém-nascida Polônia a Pomerélia, uma tripa de terra que separava as províncias alemãs da Prússia Ocidental e Prússia Oriental. O território, com 150 km de extensão por 80 de largura foi apelidado de Corredor Polonês.
3. Corre-corre
Foi pelo Corredor que Hitler começou a 2ª Guerra, em setembro de 1939. Os blindados nazistas fustigaram dos dois lados; os poloneses, pegos em uma ratoeira geográfica, foram rapidamente vencidos.
As pessoas que tem sido vítimas deste corredor polonês tem sofrido não somente com agressões físicas e verbais, mas também com o desprezo e isolamento social, as dores e marcas sentidas não são apenas no corpo e sim na alma, trazendo transtorno superiores ao que pode se imaginar.
Comparando o Corredor Polonês ao caminho em que o cristão deve percorrer, então, não está muito longe da realidade... Aqueles que preservam a sua fé e andam no caminho da Palavra de Deus, estão a percorrer um caminho de sacrifício, renúncia e entrega.
Quantos não são os problemas e dificuldades, o desprezo e abandono que os cristãos enfrentam por causa da fé que professam, já enfrentaram prisões, calúnias, injustiças, humilhação, fome, sede, dor, perseguição e até mesmo a morte por amor a Deus e ao Senhor Jesus.
Não é este também um corredor polonês que a Sociedade obrigada os cristãos a passarem... os considerados inferiores, fracos e sem valor... Mas pelo contrário, todas as vezes que os cristãos passam por esta situação, eles se tornam mais fortes, mais seguros, mais renovados.
O Senhor Jesus percorreu a Via Dolorosa (ilustrado na foto em Jerusalém, para quem não conhece, é uma via longa e estreita, de pedra e cheia de comércio) com uma cruz pesada, ele estava ferido, cansado e seguia rumo ao Calvário para morrer pela humanidade e dar a única oportunidade de salvação!!!
O maior prémio que uma pessoa pode alcançar é a salvação eterna, este é o Alvo a ser conquistado e por ele devemos lutar todos os dias, ainda que tenhamos que passar por muitos corredores poloneses que representam dor e sofrimento; porque o que nos espera é muito superior a tudo, então teremos recompensa, amor incondicional e paz perpétua.
Paulo disse aos cristãos de Filipenses que tudo era por Cristo e nos deixou um conselho: Uma coisa faço, esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o Alvo, para o prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
Filipenses 3. 13 e 14
Comentários
Enviar um comentário