O que Ananias depositou aos pés dos apóstolos revelou a malícia que havia no seu coração; ele não tinha a intenção de ofertar, mas de mostrar generosidade e fé, duas qualidades que ele não possuía, a fim de ser apreciado pelos apóstolos e demais cristãos e dessa forma ele apresentou uma Oferta Mentirosa.
Vamos entender o que aconteceu... Havia união e amor entre os novos convertidos depois que o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos de Jesus e a Sua Obra começou a crescer. Sinais e maravilhas, curas e libertações aconteceram na vida daqueles que vinham até os apóstolos para conhecer o Senhor Jesus através da Palavra que era ensinada. Não havia lugar para egoísmo, todos tinham o desejo de servir e apoiar uns aos outros. A fé que os movia era tão grande que fazia com que eles se desprendessem dos bens materiais, entregando aos apóstolos para que não faltasse nada a ninguém. A Palavra de Deus é anunciada com Autoridade e manifestação de Poder.
Não havia, pois, entre eles necessitado algum, porque tudo o que possuíam herdades ou casas, vendendo-as traziam o preço de que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos e repartia-se a cada um conforme a necessidade que tinham.
Atos 4.34 e 35
Ananias não pensou que ao mentir sobre o preço da venda de sua propriedade, ofendia a Pedro, mas sim ao Espírito Santo, afinal a oferta era para Ele e não para o discípulo.
O comportamento de Ananias lembra algumas pessoas que doam importâncias até significativas para a Obra de Deus, mas são incapazes de abandonar suas mentiras e pecados, pelo fato de ajudarem, acreditam que podem viver alheias ao que diz a Palavra de Deus.
A morte de Ananias mostra que a hipocrisia diante de Deus tem um alto preço, por duas vezes Pedro enfatizou a gravidade do pecado dele, de mentir ao Espírito Santo. Da mesma forma há pessoas que mentem a Ele quando prometem e não cumprem, quando vão ao altar entregar suas vidas para o Senhor Jesus, mas não entregam de verdade, prometem fidelidade e obediência a Sua Palavra, mas esquecem do que prometeram; embora elas não caiam mortas fisicamente diante dessa atitude, mas morrem espiritualmente pela falta de sinceridade.
Safira errou em concordar e participar da mentira do marido, que foi reter parte da venda da propriedade. Se ela tivesse repreendido o marido enquanto ele planejava o engano, ele poderia ter se arrependido e ter feito o que era certo, e ela não teria recebido o mesmo destino que o marido, a morte.
Veja como a esposa tem um papel fundamental na vida do marido, quando ela é sábia, faz o que agrada a Deus e ajuda o marido a enxergar o perigo de suas atitudes, ela contribuí para aproximá-lo de Deus. Mas quando a esposa é imprudente e egoísta, sofre com a sua conduta e faz toda a família padecer pela sua falta de sabedoria. Uma mulher que teme ao Senhor não se torna conivente com os erros do marido.
O Senhor Jesus tem procurado pessoas obedientes e tementes à Sua Palavra, para que sejam Seus instrumentos neste mundo e assim levem aos sofridos a revelação de que apenas o Deus Vivo pode salvá-los e transformar suas vidas. O poder de curar e libertar os oprimidos não foi um privilégio apenas dos apóstolos, mas é também de todos aqueles que são cheios do Espírito Santo!!!
Comentários
Enviar um comentário