Avançar para o conteúdo principal

Humana "People to People"


Eu vou falar um pouquinho da associação Humana Portugal porque é um trabalho que eu tive o prazer de conhecer pessoalmente e constatar a veracidade dos projetos que eles realizam.
Todas as roupas e calçados que são doados através dos contentores da Humana espalhados pelas cidades, são recolhidas e levadas para o armazém aonde é feita a separação de cada peça.
As que tem condições, são preparadas e encaminhadas para as lojas de venda da Humana (lavadas, higienizadas, costuradas, passadas).
Outras peças são encaminhadas para reaproveitamento em montagem de peças como: Capas de almofadas, colchas, cortinas, tapetes e outros... Tudo é aproveitado ao máximo!!! 

A Humana Portugal é uma associação sem fins lucrativos que desde 1998 promove a proteção do meio ambiente através da reutilização têxtil e realiza tanto programas de cooperação para o desenvolvimento em Moçambique e na Guiné-Bissau, como de apoio local em Portugal.

• Todas estas atividades são possíveis graças aos recursos obtidos a partir da gestão têxtil de roupa usada.
• Recolhemos anualmente cerca de 4.500 toneladas de roupa e calçado usados através de 1300 contentores colocados graças a acordos de colaboração com mais de 220 entidades públicas e privadas.

AS LOJAS SECONDHAND

• A Associação Humana tem atualmente 9 lojas de roupa secondhand em Lisboa e no Porto.

VALORES

• A reutilização dá uma segunda vida à roupa que iria parar a um centro de tratamento de resíduos.
• Sustentabilidade global: valorizamos e colocamos novamente em uso cerca de 90% da roupa classificada.
• A reutilização protege o meio ambiente: reduz o consumo de água e a emissão de CO2 porque evita o fabrico de uma nova peça. A gestão de roupa que cada contentor recolhe anualmente evita a emissão de 11.000 kg de CO2 dado que não é incinerada num centro de tratamento de resíduos.
• Aplicamos a regra dos 3R: (R)eduzimos o volume de resíduos, preparamos para a (R)eutilização a roupa em bom estado e para a (R)eciclagem o vestuário que se pode aproveitar a matéria-prima.
• Contribuímos para o consumo responsável.

Conforme definido nos seus estatutos, a Associação Humana tem por finalidade a ajuda humanitária internacional em países e comunidades mais carentes mediante a implementação de projetos de ajuda e cooperação para o desenvolvimento no âmbito da Educação, Cultura e Assistência.

Para além deste objetivo primordial, a Humana promove a proteção e o respeito pelo meio ambiente com a ajuda das várias entidades públicas e privadas com quem desenvolvemos parcerias. A ação conjunta com os municípios e organizações privadas permite retirar do circuito habitual uma parte importante de roupa e calçado usados, reduzindo o volume de artigos depostos, garantindo a sua reutilização e facilitando a reciclagem têxtil na obtenção de outros produtos.

A Humana Portugal faz parte de uma Federação ligada ao Movimento Internacional
"People to People",  com 31 organizações membros a nível mundial, entre as quais se inclui a Associação Humana Portugal. 

Entre os valores que promovemos consta a ajuda para o desenvolvimento, o compromisso com a proteção do meio ambiente, a sustentabilidade e a independência.


O que fazemos:
Recolhemos roupa e calçados usados em contentores Humana destinados para o efeito, protegendo o meio ambiente pela redução do volume de artigos depostos em milhares de toneladas por ano, criando um produto que é reinserido no mercado.
Esta atividade permite gerar empregos de forma direta potenciando uma economia local e proporcionando, numa escala mais abrangente, o mercado de trabalho nos países com os quais colaboramos.

Selecionamos uma parte da roupa recolhida para a reaproveitar da melhor forma possível e distribuí-la corretamente.

Vendemos roupa em segunda mão de grande qualidade nas nossas lojas em Portugal, desenvolvendo assim uma alternativa comercial, ecológica, moderna e economicamente correta.

Sensibilizamos a comunidade para a importância da participação de cada um e de todos na cooperação para o 
desenvolvimento.

Trabalhamos com dedicação e vontade, desenvolvendo a cada dia, os nossos métodos e estratégias para crescer e cumprir os nossos compromissos para com a sociedade.



www.humana-portugal.org



Comentários

Populares

18 - Crescendo com Jesus

“Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.” 2 PEDRO 3.18 Quando Maria não tinha ainda dois anos completos,  perguntavam-lhe: De que tamanho é você, benzinho? Maria levantava bem alto as mãos e dizia: Grande assim. Agora Maria é grande e não diz mais isto. Quando nossos corpos crescem e ficam da altura que têm que ficar, dizemos que paramos de crescer. Mas há outras maneiras em que podemos continuar a crescer. Pedro, que foi bom amigo de Jesus, diz no versículo bíblico: “Crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” Que quer dizer; “Crescei na graça?”. Que é a graça e como podemos crescer nela? A graça é o maravilhoso amor de Deus. Pedro quer que nossa fé neste amor cresça mais e mais. Escrevendo para os cristãos de outro lugar, Paulo disse: “Cumpre-nos dar sempre graças a Deus... pois a vossa fé cresce sobremaneira.” A fé é crer que Deus nos ama, que Ele nos perdoa os pecados e que quer que sejamos filh...

Primavera da Vida - Juntos numa linda caminhada

Agenda prática

  Prioridades: Planejando os seus dias   Frequentemente as mulheres ficam sobrecarregadas com inúmeras tarefas, mas também há várias opções para distribuir o seu tempo, vamos a algumas dicas básicas, mas de grande valia para você conseguir colocar tudo em ordem: 1.  Seu relacionamento pessoal e diário com Deus.     Aproveite para acordar mais cedo que o costume, enquanto a sua casa ainda esta em silêncio para desenvolver a sua comunhão com Deus, lendo, meditando e orando, você vai observar que ao longo dos dias isso vai lhe fazer muito bem. 2.  Seu compromisso com sua família e com seu lar, especialmente com o marido e os filhos, mas também com todos os seus familiares.    Você já buscou a Deus em primeiro lugar, agora, mãos a obra, execute as suas tarefas diárias com energia e entusiasmo; você tem pessoas importantes para cuidar... a sua família e uma casa para limpar, organizar e embelezar para que desfrutem do aconchego...

9 - Agradeça Sempre A Deus

“Dando sempre graças por tudo.”  EFÉSIOS 5:20 - Eu preciso ir à escola? Eu preciso lavar os pratos? Eu preciso arrumar a cama? – reclamava Cátia. Às vezes, a mamãe dizia: Cátia, você está sempre reclamando! -E então, que é que eu devo fazer? – perguntou ela, com voz chorosa. - Jesus quer que sejamos agradecidos por tudo - disse a mãe. - Sempre? – perguntou Cátia. – Por tudo, tudo? - É o que diz na Bíblia – explicou a mamãe. – “Dai sempre graças por tudo.” Está lá. - Quer dizer – disse Cátia – que eu tenho que agradecer a Deus por ter de lavar os pratos e arrumar a cama? - Bem- disse a mãe – há pessoas que nunca têm muitos pratos sujos porque não têm quase nada para comer. Há pessoas que não precisam arrumar a cama porque não têm camas; são pobres demais. - Quer dizer então – disse Cátia – que quando eu lavo os pratos devo agradecer a Deus a comida que sujou os pratos? E quando arrumo a cama devo agradecer a Deus a cama boa e quentinha? - É isso mesmo, ben...

A última coca-cola do Deserto

Com certeza você conhece esta frase famosa:  A pessoa se acha a última coca-cola do deserto . Mas na realidade, ninguém a quer tomar porque ela está quente. Esse é o tipo de pessoa que se acha auto suficiente e que não precisa de ninguém. No relacionamento entre pessoas é preciso permitir a participação do outro, interagir e ouvir é sempre a melhor opção. Temos que estar abertos para aprender, é um processo de mudança constante e devemos ser pessoas melhores, mais generosas e menos egoístas. O mesmo acontece com   O último biscoito do pacote , que está quebrado e amassado.  Não devemos maltratar ninguém, ignorar ou humilhar, se achar superior ou melhor, a falta de bom senso, as atitudes e as palavras podem causar danos irreversíveis nas pessoas. A vida é como uma roda gigante, tanto está em cima, como pode estar em baixo. Ninguém é melhor do que alguém, não é uma profissão, doutorado ou uma condição financeira melhor que acrescenta boa educação e humildade...