Avançar para o conteúdo principal

Os heróis da Fé

O ser humano tem a forte tendência de imitar uma pessoa a quem admira por alguma razão e felizmente podemos encontrar na Palavra de Deus muitos exemplos de homens e mulheres que demostraram grande coragem, fidelidade e capacidade de realização, cuja vida exemplar pode servir de modelo para a nossa vida, de como viver pela fé e alcançar as Promessas.
No livro de Hebreus 11, temos um capítulo repleto de ensinamentos preciosos que despertam para a realidade de como devemos viver pela fé que traz resultados, transforma vidas, opera milagres, que nos faz conquistar e permanecer... Porque a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que ainda não vemos.
Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício mais excelente, ele foi reconhecido como justo. Enoque foi arrebatado de forma que não experimentou a morte.

Sem fé é impossível agradar a Deus; portanto, para qualquer pessoa que dele se aproxima é indispensável crer que Ele é real e que recompensa todos quantos se consagram a Ele. 

Pela fé Noé, construiu uma arca a fim de salvar sua família e tornou-se herdeiro da justiça que vem da fé. 

Pela fé Abraão, quando convocado, obedeceu, peregrinou na terra prometida como se fosse terra estrangeira, habitando em tendas, assim como Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porquanto, aguardava alcançar a cidade que tem alicerces magníficos, da qual Deus é o arquiteto e edificador. Por meio da fé, da mesma forma, a própria Sara recebeu poder para gerar filhos, ainda que estéril e avançada em idade, porque considerou fidedigno Aquele que lhe havia feito a promessa. Sendo assim, daquele homem, já sem virilidade, nasceu uma descendência tão numerosa como as estrelas do céu e incontável como os grãos de areia à beira-mar. 
Pela fé, Abraão, no tempo em que Deus o expôs à prova, ofereceu-lhe Isaque como sacrifício; aquele que havia recebido como promessa. Isaque abençoou Jacó e Esaú em relação ao futuro deles. Jacó, prestes a morrer, abençoou cada um dos filhos de José. Pela fé, José, também ao final da vida, relembrou o êxodo dos filhos de Israel do Egito e deu instruções quanto ao enterro dos seus próprios ossos. 


Mediante fé, Moisés, ainda recém-nascido, foi escondido durante três meses por seus pais e não temeram o decreto do rei. Moisés, já adulto, recusou ser aclamado como filho da filha do Faraó, por meio da fé, abandonou o Egito, não temendo a ira do rei e perseverou, pois fitava Aquele que é invisível. Por intermédio da fé, celebrou a Páscoa e fez aspersão do sangue, para que o destruidor não tocasse nos primogénitos dos israelitas. O povo atravessou o mar Vermelho como em terra seca; mas quando os egípcios procuraram também atravessá-lo, morreram afogados. 

Foi pela fé que os muros de Jericó desmoronaram, depois de serem rodeados durante sete dias. Também foi mediante a fé que a prostituta Raabe, por haver acolhido os espiões, não foi morta juntamente com os incrédulos. 
Quantos exemplos mais darei?  Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os profetas, os quais, por intermédio da fé, conquistaram reinos, praticaram a justiça, receberam o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, foram libertos do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos nas batalhas e puseram em retirada exércitos estrangeiros. Uns foram martirizados, muitos enfrentaram torturas, outros ainda foram acorrentados e jogados aos cárceres; apedrejados, serrados ao meio, tentados, mortos ao fio da espada. Andaram sem rumo, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, angustiados e maltratados. Caminharam como refugiados, vagando pelos desertos e montes, pelas cavernas e buracos na terra. 

Pessoas das quais o mundo não foi digno! 

Qual tem sido a qualidade da sua fé, pense nisso!




Comentários

Populares

18 - Crescendo com Jesus

“Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.” 2 PEDRO 3.18 Quando Maria não tinha ainda dois anos completos,  perguntavam-lhe: De que tamanho é você, benzinho? Maria levantava bem alto as mãos e dizia: Grande assim. Agora Maria é grande e não diz mais isto. Quando nossos corpos crescem e ficam da altura que têm que ficar, dizemos que paramos de crescer. Mas há outras maneiras em que podemos continuar a crescer. Pedro, que foi bom amigo de Jesus, diz no versículo bíblico: “Crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” Que quer dizer; “Crescei na graça?”. Que é a graça e como podemos crescer nela? A graça é o maravilhoso amor de Deus. Pedro quer que nossa fé neste amor cresça mais e mais. Escrevendo para os cristãos de outro lugar, Paulo disse: “Cumpre-nos dar sempre graças a Deus... pois a vossa fé cresce sobremaneira.” A fé é crer que Deus nos ama, que Ele nos perdoa os pecados e que quer que sejamos filh...

Primavera da Vida - Juntos numa linda caminhada

Agenda prática

  Prioridades: Planejando os seus dias   Frequentemente as mulheres ficam sobrecarregadas com inúmeras tarefas, mas também há várias opções para distribuir o seu tempo, vamos a algumas dicas básicas, mas de grande valia para você conseguir colocar tudo em ordem: 1.  Seu relacionamento pessoal e diário com Deus.     Aproveite para acordar mais cedo que o costume, enquanto a sua casa ainda esta em silêncio para desenvolver a sua comunhão com Deus, lendo, meditando e orando, você vai observar que ao longo dos dias isso vai lhe fazer muito bem. 2.  Seu compromisso com sua família e com seu lar, especialmente com o marido e os filhos, mas também com todos os seus familiares.    Você já buscou a Deus em primeiro lugar, agora, mãos a obra, execute as suas tarefas diárias com energia e entusiasmo; você tem pessoas importantes para cuidar... a sua família e uma casa para limpar, organizar e embelezar para que desfrutem do aconchego...

9 - Agradeça Sempre A Deus

“Dando sempre graças por tudo.”  EFÉSIOS 5:20 - Eu preciso ir à escola? Eu preciso lavar os pratos? Eu preciso arrumar a cama? – reclamava Cátia. Às vezes, a mamãe dizia: Cátia, você está sempre reclamando! -E então, que é que eu devo fazer? – perguntou ela, com voz chorosa. - Jesus quer que sejamos agradecidos por tudo - disse a mãe. - Sempre? – perguntou Cátia. – Por tudo, tudo? - É o que diz na Bíblia – explicou a mamãe. – “Dai sempre graças por tudo.” Está lá. - Quer dizer – disse Cátia – que eu tenho que agradecer a Deus por ter de lavar os pratos e arrumar a cama? - Bem- disse a mãe – há pessoas que nunca têm muitos pratos sujos porque não têm quase nada para comer. Há pessoas que não precisam arrumar a cama porque não têm camas; são pobres demais. - Quer dizer então – disse Cátia – que quando eu lavo os pratos devo agradecer a Deus a comida que sujou os pratos? E quando arrumo a cama devo agradecer a Deus a cama boa e quentinha? - É isso mesmo, ben...

A última coca-cola do Deserto

Com certeza você conhece esta frase famosa:  A pessoa se acha a última coca-cola do deserto . Mas na realidade, ninguém a quer tomar porque ela está quente. Esse é o tipo de pessoa que se acha auto suficiente e que não precisa de ninguém. No relacionamento entre pessoas é preciso permitir a participação do outro, interagir e ouvir é sempre a melhor opção. Temos que estar abertos para aprender, é um processo de mudança constante e devemos ser pessoas melhores, mais generosas e menos egoístas. O mesmo acontece com   O último biscoito do pacote , que está quebrado e amassado.  Não devemos maltratar ninguém, ignorar ou humilhar, se achar superior ou melhor, a falta de bom senso, as atitudes e as palavras podem causar danos irreversíveis nas pessoas. A vida é como uma roda gigante, tanto está em cima, como pode estar em baixo. Ninguém é melhor do que alguém, não é uma profissão, doutorado ou uma condição financeira melhor que acrescenta boa educação e humildade...