Avançar para o conteúdo principal

Quarta Carta: Igreja em Tiatira


O cristão pode até arranjar um milhão de razões para se justificar e assim tentar esconder a verdadeira intenção do seu coração, mas nada pode ser camuflado diante dos olhos do Filho de Deus; este olhar é como chama de fogo e ilumina até o mais profundo da alma, sendo capaz de trazer a baila os pensamentos e as intenções mais ocultas, de maneira que nada, absolutamente pode Lhe escapar. E da mesma forma os pés do Senhor Jesus como bronze polido, esmiuça todo e qualquer pecado, por mais insignificante que pareça ser. 
Nada entristece e ofende mais ao Senhor, que lutou por nós no Calvário, a fim de nos comprar por um preço tão elevado, do que ver que o pecado continua tendo domínio da nossa vida, apesar da sua Vitória.

“Porque o pecado não terá domínio sobre vós, porque não estais debaixo da lei e sim da graça”. Romanos 6.14
Isso precisa ser assumido com toda a fé no coração. Se deixarmos o pecado, por menor que seja, dominar ou mesmo influenciar o nosso caracter, então de que adiantam as obras, o amor, a fé a perseverança?
O vencedor não é aquele que conquista uma cidade, mas aquele que vence, a cada momento, o pecado que tenazmente o assedia!

 Quarta Carta: Igreja em Tiatira  
A carta ao Anjo da Igreja em Tiatira é a mais extensa e o Senhor Jesus se apresenta como o Filho de Deus que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido. O Senhor reconhece que esta Igreja apresentava uma série de coisas que Lhe agradavam, como obras; amor; fé; serviço; perseverança e as suas últimas obras maiores do que as primeiras, mas o grande erro era tolerar Jezabel em seu meio.
É justamente aqui que se revela que uma intensa atividade pode também esconder um grande pecado! Ainda que muitos servos pensem que as suas boas obras possam justificar pecados escondidos, aqui o Senhor considera essa situação e a repudia.
O pecado nunca pode ser justificado, perdoado ou mesmo encoberto por boas obras, mas muitos tem tentado fazer isto dentro da Igreja do Senhor. Tais pessoas tem se dedicado intensamente à Obra de Deus, tentando levar a salvação aos outros, esquecendo de cuidarem de si mesmas; e por apresentarem tanta dedicação, pensam que o fato de fazerem algo para Deus torna-as superiores às demais e acham que merecem alguma coisa a mais.
E é por aí que o orgulho entra no coração de muitos que se dizem servos, fazendo-os acreditarem no seu próprio valor e que são senhores de si mesmos...

Mas quem pode ser Jezabel?
Ela representa uma situação, um sistema, uma doutrina ou mesmo uma conduta diabólica dentro da Igreja, capaz de colocar em risco todo o seu trabalho espiritual. Isso pode se traduzir em intenções impuras, orgulho e pensamentos maus, tolerância passiva contra o inimigo.
Jezabel é uma figura da Igreja desses últimos tempos comprometida com o mundo, fazendo alianças e se contaminando com o poder económico.
A Igreja fica sujeita à esperteza dos compromissos mundanos, corrompendo os princípios morais e espirituais dos servos que a compõem.
Quem se mantém no primeiro amor é servo e discípulo e não tolera mistura. O Espírito Santo fala a todas às Igrejas, e isto significa que nenhum de nós está excluído de ouvir a Sua Mensagem!

Fonte: Bíblia Sagrada, Apocalipse 02. 18 a 29
Livro " O Estudo do Apocalipse" - Bispo Macedo

Comentários

Populares

A Comunhão

Não podemos perder o primeiro amor onde tudo é novidade, lindo, agradável e maravilhoso. Não há defeitos, censuras ou críticas... Tudo é perfeito! O primeiro amor é caracterizado por uma intensa paixão pelas almas e pelo profundo desejo de leva-las a Salvação.  Aquele que vive no primeiro amor faz um esforço sobrenatural para levar outras pessoas a experimentarem o mesmo gozo no Espírito Santo que ele carrega dentro de si por ter alcançado a Salvação.  Devemos viver no primeiro amor sem perder a nossa comunhão diária e intensa com Deus, através da busca incessante em oração, leitura, compreensão e prática da Palavra de Deus, momentos de comunhão que nos fortalece e aproxima do nosso Senhor, que nos faz conhecer qual a sua perfeita e agradável vontade.  Podemos fazer muitas coisas importantes para ajudar os aflitos e os perdidos a conhecerem a verdade, mas acima das nossas obras, devem estar a nossa vida com Deus, o nosso relacionamento com o Altíssimo é prim...

O Livrinho

Porque João teve que comer o livrinho? E porque era doce na boca e amargo no estômago? Tomei o livrinho da mão do anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como o mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo.  Significa que ele apropriou da sua mensagem e provou tanto do seu gozo quanto do seu sofrimento. Para que possa transmitir o Espírito e a Vida que há na Palavra de Deus, o homem de Deus precisa, espiritualmente falando, comê-la, ou seja, absorvê-la a tal ponto que o seu ser assuma totalmente o caráter do Autor da Palavra, para que ela possa sair de dentro dele com o mesmo Espírito que nela existe! O Profeta Ezequiel e o Apóstolo João tiveram de comer da Palavra de Deus para que tivessem condições espirituais de transmiti-la com fidelidade, palavra por palavra, a fim de que o objetivo fosse alcançado também com fidelidade . Isso tem acontecido com todos os homens de Deus, pois se por um lado eles sentem o sabor do mel na boca, isto é, a alegria de podere...

As primeiras Trombetas

Sete anjos diante de Deus com sete trombetas para serem tocadas e um outro Anjo estava junto ao altar com o incensário de ouro, e foi lhe dado muito incenso para colocar com as orações de todos os santos. Este Anjo é o Senhor Jesus , como Sumo Sacerdote no Céu intercede pelos nossos pecados diante de Deus... O incensário se encheu de fogo do altar, que consome e purifica e foi lançado sobre a terra, que é o juízo de Deus. O primeiro anjo tocou a trombeta  e a terça parte das árvores e de toda a vegetação foram queimadas, por causa da chuva de granizo e fogo, nesta época a fome será intensa. O segundo anjo tocou a trombeta  e a terça parte do mar foi atingida, imagina-se que seja através de um grande meteóro e a terça parte da vida marinha se perderá. O terceiro anjo tocou a trombeta  e a terça parte dos rios e das fontes de águas foram atingidas por uma estrela chamada absinto que contaminou a água potável, tornando-as amargas; com este juízo a humanida...

16 - Um Homem Que Ajudou

“Amarás o Senhor teu Deus... e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” LUCAS 10:27 Um homem ia andando pela estrada no lombo do seu burrinho. De repente uns ladrões saíram de trás de umas pedras. Deram-lhe uma pancada na cabeça. Continuaram a espancá-lo depois que caiu do burrinho. Tiraram todo seu dinheiro e levaram tudo mais que ele tinha. Depois saíram correndo para os montes. Deixaram o homem deitado à beira da estrada. Estava quase morto. Duas pessoas, que viram o pobre homem, passaram por ele andando bem depressa. Não quiseram ajudá-lo. Mas então um estranho bondoso passou por ali. Teve pena dele. Parou para ver se podia ajudá-lo. Fez tiras de pano e tratou de suas feridas. Então pôs o homem sobre seu próprio animal e levou-o para um hotel. E ainda pagou alguém para cuidar do homem até que ele melhorou. Quando precisamos de ajuda, não gostaríamos também que algum homem bondoso passasse e nos ajudasse? Se outra pessoa precisa de auxilio, Jesus disse que devemos ...

14 - Como os Outros Conhecem Você?

“Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações.” PROVÉRBIOS 20:11 - Aquele garotinho ali parece ser muito bonzinho – disse o Sr. Pereira. Sr. Pereira estava conversando com o dono de uma loja sobre os diversos tipos de pessoa. - Não sei, não. Vamos esperar um pouco e ver o que faz – disse o dono da loja. Ficaram observando. Daí a pouco o menino deu um tapa na mãe porque ela não lhe deu o que queria. Depois saiu de perto dela. Quando a mãe o chamou de volta, não veio. Quando outro menino estava na sua frente, deu-lhe um empurrão. Também tirou brinquedos de um balcão e não os devolveu ao mesmo lugar. - “Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações” – disse o dono da loja. – É o que a Bíblia diz. - É verdade – disse o Sr. Pereira. - A gente sabe que tipo de pessoa é a criança, vendo o que ela faz. Eu não acho mais que aquele menino seja bonzinho.  Não aprendeu a obedecer a seus pais, nem a ser bondoso para com as outras pessoas, nem a ajudar a cuidar das...