A cidade de Chókwè está situada na Província de Gaza, ao Sul de Moçambique; e foi subitamente fustigada pelas águas da chuva, deixando a Cidade submersa. Mais de 55 mil pessoas residentes em áreas consideradas de maior risco foram evacuadas para locais seguros e mais de 2.000 pessoas permaneceram isoladas devido ao estado crítico das vias de acesso locais, e outras tantas se encontraram desaparecidas. O Governo chegou a declarar um alerta vermelho para esta região.
As cheias devastaram hectares de plantações diversas, como também há relatos de gados perdidos. A situação foi descrita como deveras crítica. Hospitais, escolas e todos os órgãos públicos foram afetados pelas cheias.
As autoridades competentes muito trabalharam para amenizar a situação dessas pessoas, a população ficou abrigada em centros de acomodação improvisados que foram doados pelas Instituições de Solidariedade.
E foi neste âmbito, que no passado Mês de Agosto, a ABC (Associação Beneficente Cristã) e o Grupo Godllywood marcaram presença nesta Cidade para socorrer as vítimas das cheias. Embora as águas tenham baixado e a população voltado aos seus lares, a situação ainda continua crítica, porque são muitas as necessidades destas famílias que perderam tudo o que possuíam.
A população esperava ansiosamente na Praça Municipal a visita do nosso Grupo, e fomos muito bem recebidos pelo Presidente da Câmara que acompanhou toda a ação.
O Godllywood levou uma palavra de fé, de esperança, a alegria e o alimento necessário para ajudar os mais desfavorecidos, foram distribuídas roupas e bens necessários. Orações foram realizadas em favor daquelas pessoas que constituem as famílias de Chokwé.
Um povo que apesar de todo o sofrimento nos recebeu de forma muito alegre, com danças, canções e com um sorriso tímido, mas que agradeceram na língua local, (o changana), tudo o que receberam da parte do Godllywood.
Foram 3 horas e meia de viagem de Maputo – Capital de Moçambique até Chokwé – Província de Gaza, mas valeu e sempre valerá a pena, qualquer sacrifício, que tivermos que fazer para levar até as pessoas o que elas estão precisando e assim caminhamos fazendo a diferença na vida das pessoas que nos rodeiam.
Comentários
Enviar um comentário