Avançar para o conteúdo principal

O orgulho do Imperador


Em uma época na qual os poderosos faziam suas próprias leis, quando o mundo era algo a ser conquistado a qualquer preço, reis e imperadores escreveram suas próprias histórias e inspiravam inúmeras lendas.
Uma delas passada de geração a geração, conta que ao regressar vitorioso de suas investidas pelos reinos da Europa, trazendo riquezas e prisioneiros, o imperador mandou preparar um suntuoso banquete, ainda embriagado pelo orgulho de suas recentes conquistas disse diante dos seus convidados:
“ Tenho realizado inúmeras conquistas e o meu império se espalha por todos os povos e nações, meu exército é o mais poderoso do mundo, por isso, sou temido por meus inimigos e admirado pelo meu povo. A partir de hoje, decreto que devo ser tratado como Deus, pois é isso mesmo que sou, Deus”.
Os convidados um bando de bajuladores e aproveitadores romperam em palmas e gritos, aclamando o imperador: Nosso Deus, nosso Deus.
Um Sábio viajante do Oriente, vendo o delírio insano dos convidados, aproximou-se do soberano e lhe fez um pedido:
“ Senhor Deus, venho com humildade pedir-lhe ajuda, tenho nesse instante uma enorme caravana carregadas com as mais preciosas iguarias que trago para comercializar em vosso império, são mais de sessenta camelos e cento e vinte homens, parados em pleno deserto por causa de uma tempestade de areia. Meu experiente caravaneiro nada pode fazer.” Disse ele.
“Porque te atormentas com tão pouco! mandarei agora mesmo que quatrocentos soldados saiam ao encontro de sua caravana e as resgatem, em breve estarão todos aqui e nada será perdido .” Assegurou o orgulhoso Deus.
O homem ouvindo a resposta retrucou respeitosamente. “-Não vos incomodeis a tal ponto, senhor Deus, deslocando centenas de homens que, certamente, tem outras funções e se encontram ao vosso serviço, tão somente mandai que o vento se aquiete e assim em poucos segundos resolveremos o problema.”
Nesse instante, vendo que não poderia realizar tal feito o imperador sentiu a sua pretensão. Como controlar o vento? Fez-se então um profundo silencio naquele imenso salão, até a música parou, a multidão entendeu quão absurda era a comparação de um simples mortal com o próprio Deus. Quantas vezes, ainda que, não sejamos loucos de nos perdemos em tais devaneios, temos um pouco do imperador!
Quando julgamos, condenamos, ou criticamos alguém, assumimos sem notar a posição do próprio Deus. Até mesmo quando tomamos decisões em nossa vida pessoal sem qualquer consulta ao criador.
Chamamos Jesus de Senhor, mas na verdade, servimos a nós mesmos.
O Senhor Jesus certa vez chamado a intervir em causa alheia respondeu: Quem me constitui juiz dentre vós? Mostrando seu cuidado em emitir conceitos.
Bem disse o apostolo Tiago: Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como apenas neblina que aparece por um instante e logo se dissipa em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isso ou aquilo. (Tg.4.14)
Que o Senhor tenha misericórdia de nós e nos ensine a servir.
Extraído do livro Historias de sabedoria – Marcelo Crivela

Comentários

Populares

Corajosos - A Resolução

Como policiais: Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar. Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A "Resolução" acaba tomando uma proporção maior do que o ima

Como usar Lenço - Echarpe - Cachecol e Pashmina

Com esse friozinho, nada melhor que usar um lenço ou pashmina pra dar uma graça ao visual e uma esquentadinha... Segue abaixo dicas super útil pra variar um pouco a maneira de usá-las.  Nessa época de outono/inverno os lenços, echarpes e pashminas aparecem com força porque realça o look e aquecem com elegância. Eles podem ser usados no verão também, feitos de tecidos leves, mas é no inverno que a gente usa com mais gosto!  + Opções de uso: Lenço, Echarpe e Pashmina Outra coisa bastante interessante para esclarecer são as diferenças entre:  Lenço, Echarpe e Pashmina (Normalmente as pessoas chamam tudo de lenço. Qualquer coisa amarrada no  pescoço é lenço ou quando é de lã, cachecol. Só que não é bem assim! Para  cada formato, um nome. Vamos aprender um pouco + para NÃO esquecer mais? 1. É quadrado? Então é lenço. Pode ter franjas ou não, ser pequeno, médio ou  grande e geralmente é feito de tecidos leves para facilitar

19 - Onde está Deus?

“Perto está o Senhor de todos os que invocam.”  SALMO 145.18 Como era divertido estar viajando de carro para as montanhas, deixando para trás sua casa! Primeiro José e seu irmão Eugênio contaram os carros que passavam. Depois cada um contou 100 vacas de seu lado da estrada, para ver qual contemplava primeiro este número. Mais tarde procuravam qual dos dois via um animal branco, um cavalo branco ou um gato, ou um boi, ou um cachorro. Quando chegou a tarde, estavam a centenas de quilômetros de casa. Naquela noite, quando José se deitou na cabana construída entre as árvores da floresta, uma ideia entrou na sua cabeça e lá se ficou. Quanto mais José pensava naquilo, mais preocupado ficava. - Mamãe – disse José, - como podemos orar a Deus? Ele não está aqui tão longe, está? - Está, sim, querido – respondeu ela. – Deus está em toda parte. Poderíamos viajar a vida inteira, e Deus ainda estaria lá. Não há lugar onde Deus não esteja. Onde quer que formos, De

Os Benefícios do Café

A   cafeína   presente na bebida ajuda nos esforços dos músculos e da mente e ainda diminui o cansaço físico e mental. Assim, se quiser aumentar a concentração e despertar a atenção ao realizar uma atividade, uma boa escolha é o café, um estimulante natural. É importante ressaltar que os benefícios do consumo são por pouco tempo, já que seu efeito é temporário, não melhorando a memória a longo prazo. Mais que cafeína O café também apresenta outros itens em sua composição que fazem bem para a saúde, entre eles: antioxidantes (polifenóis e flavonoides), sais minerais (magnésio, cromo, manganês) e vitamina B3(niacina). Contra doenças Chamado de alimento funcional, o café favorece a prevenção de alguns tipos de câncer como fígado, mama, cólon e reto. Pessoas com casos leves de asma passam a apresentar menos crises ao ingerir a bebida: resultado do efeito broncodilatador da cafeína. Os sintomas do Mal de Parkinson e de Alzheimer também podem ser minimizados com 2 a 3 xícaras

Perfume da Alma

Seis dias antes da Páscoa, Jesus e os seus discípulos foram para a região de Betânia, onde morava Lázaro, que fora ressuscitado por Ele, ali fizeram-lhe uma ceia e Marta servia a todos. Então Maria, tomando um vaso de alabastro com unguento de nardo puro, muito valioso, ungiu os pés de Jesus e enxugou com os seus cabelos, perfumando toda a casa com aquele aroma especial. Maria guardava suas economias em forma de perfume, a fim de utilizá-lo em suas Bodas, no entanto, naquele momento, dentro dela nasceu o desejo de entregá-lo como oferta sacrificial para o Senhor com a intenção única de exaltá-LO...  Ela foi capaz de se humilhar, pois ao ungir e enxugar os pés do Salvador, ela feriu a cultura da época, que considerava depreciável uma mulher livre e honrada tocar os pés de um homem... Além disso, não era comum para uma judia soltar os cabelos em público. A pureza e a quantidade daquele nardo expressavam a fé e a vida de Maria... Isso significa que ao derramá-lo aos pés de Jesus