Avançar para o conteúdo principal

O que é feito da Boa Educação?

Quando pequenos aprendemos que para conviver em grupo e na sociedade nem sempre as coisas irão acontecer conforme nossas pretensões. Em cada lugar e em cada situação; irá exigir de nós uma postura, no relacionamento com nossa família, vamos descobrindo que algumas atitudes não são bem aceitas pelas pessoas e criamos as primeiras regras de convivência. Porém, com o passar do tempo, vamos perdendo o hábito de sermos gentis com o próximo.
Devido à correria do dia-a-dia, as pessoas encontram-se estressadas, sem tempo para se divertir e aliviar suas tensões, pensando que tem o direito de maltratar os outros, falar de qualquer jeito, implicar ou tratar com desdém. Essas atitudes fazem com que as pessoas se afastem umas das outras, pois ninguém gosta de ser tratado com rispidez, desvalorização ou indiferença.
Algumas palavras "mágicas" podem expressar delicadeza e educação na forma em que tratamos os outros e pode mudar qualquer situação. Em contrapartida, há outras que demonstram falta de consideração e desrespeito que também pode piorar qualquer situação. É importante que essas palavras façam parte da nossa rotina de convivência, pois através delas podemos nos colocar como pessoas educadas, simpáticas, alegres, carismáticas e interessantes.
Desejar bom dia, boa tarde e boa noite com um sorriso no rosto, por favor, com licença, me desculpe, obrigada... Essas regras são básicas de como devemos tratar as pessoas para conseguirmos manter um relacionamento agradável com todos. Não falar mal das pessoas; se dirigir ao próximo sem usar palavras grosseiras; manter atitudes de delicadeza; perguntar se está tudo bem; mostrar interesse pelas coisas da outra pessoa; ouvir com atenção o que ela quer dizer; não falar por cima de sua fala, mas um de cada vez; ceder a cadeira que você está sentado para as pessoas mais velhas, grávidas ou deficientes.
Antes de tratar uma pessoa de qualquer jeito é bom se colocar no lugar dela, tentar perceber aquilo que gosta e que não gosta ou como será sua reação ao ouvir o que você quer dizer, pois cada um tem suas peculiaridades, sua forma de ser e agir, seus gostos pessoais e suas opiniões. Quando você acha que é uma "frescura" apresentar um bom comportamento, na verdade você está desconsiderando as pessoas ao seu redor. É bom lembrar que as pessoas não são iguais e que as diferenças servem para enriquecer a vida, para trazer experiências de convivência que nos acrescentam valores éticos e morais, desde que sejam vistas dessa forma. Olhar para o outro de forma crítica, não aceitando ou não respeitando seu jeito de ser, pode fazer com que acreditemos que tudo deva acontecer de acordo com nossas vontades, assim deixamos de crescer como pessoas e de sermos  bem vistas ou admiradas, o egocentrismo é uma das piores características que podem existir.  

Dizem que a educação vem de berço; ser educado é algo que vem de berço sim, mas também se aprende...

Agradecer é imprescindível. Se uma pessoa lhe fez um favor, resolveu algo que você precisava e não conseguia fazer sozinha, é preciso agradecer! Gostando ou não; de boa ou de má vontade; é preciso dizer a palavrinha "obrigado".
Mínimas coisas do dia a dia que alguém faz em seu favor, se alguém fez algo por você, mesmo que você não tenha achado tão importante ou dado grande valor, é preciso entender que aquela pessoa tirou um tempo que ela podia estar usando para ela mesma, mas usou para você! Por alguns minutos, horas ou dias, alguém deixou de viver sua própria vida para fazer algo para você. Então reconheça e agradeça!

O mesmo vale para o Por favor. As pessoas se esquecem que essas duas palavrinhas são capazes de abrir as portas mais difíceis. Tem gente que acha que mandar é "legal", no conceito dela as pessoas têm obrigação de fazerem algo para elas ou por elas, principalmente quando está pagando. Ninguém, mesmo que esteja recebendo, deve receber ordens de forma agressiva, no caso de um patrão, ele até pode dar ordens de forma grosseira, porque paga um salário, mas que tipo de ambiente ele quer ter na empresa dele, pense... se você é um empresário(a), que tipo de funcionário você quer ter? É tão bonito quando uma pessoa pede "por favor faça isso", mesmo que esteja pedindo algo que é obrigação da outra pessoa... não é? O que acha?

Com licença. As pessoas andam tão desapercebidas das coisas, que vão atropelando tudo e todos; elas entram nos ambientes, nas conversas, nas vidas das pessoas, de modo absurdo, sem pedir licença, acham que têm o direito de opinar, sugerir, escolher, usar, entrar, sem pedir autorização... Uma tremenda falta de educação e respeito!

Desculpe. Porque pedir desculpas incomoda tanta gente? Parece até que dói reconhecer que se está errado, voltar atrás na atitude e pedir desculpas... Esta palavra muda tanta coisa, é um alívio para quem a pronuncia e uma satisfação para quem a ouve, ambas as partes encontram satisfação nesta palavra.


“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.” Mt 7.12


Comentários

Populares

A história da Capulana

De norte a sul de Moçambique não há mulher que não use a capulana para se vestir, para limpar e embrulhar as crianças e as amarrar às costas, é também usa-las como toalha, cortina, almofadas. Ou na mudança de casa e em viagem, como embrulho da trouxa. A capulana não é para uso exclusivo das camponesas, como se possa pensar, as mulheres urbanas usam-na em certas cerimónias familiares e sobretudo com cores vibrantes. Mulheres e raparigas cobertas com estes panos coloridos dão vida e cor às estradas de terra que cortam a paisagem monótona da savana ou às ruas e mercados das cidades africanas. A origem da Capulana As mulheres começaram a comprar lenços de tecido de algodão estampados e coloridos, trazidos pelos mercadores portugueses do Oriente. Em vez de comprar um a um, mandavam cortar seis quadrados de uma vez, dividiam este pano ao meio e coziam o lado mais comprido  fazendo uma "capulana".  Depois era só envolver o corpo, amarrar com estilo e a moda...

Bem-estar

    Controle de Peso      Se você está nesta batalha de controlar ou perder o peso, não desista, estabeleça a sua meta e siga em frente, pois essa jornada não é tão fácil quanto parece e irá exigir de você sacrifícios, que você precisa estar disposta a fazer. Muitas pessoas já começaram dietas inúmeras vezes sem conseguir nenhum resultado, existem dietas muito rígidas, que exigem muito das pessoas, por isso elas acabam desistindo, voltando a comer tudo o que lhes faz mal; tenha calma, esse não é o caminho, nesta de emagrecer e engordar, só está prejudicando mais o seu corpo.  Então preste atenção em algumas dicas que irão lhe ajudar a controlar o peso.       Seja aberta     Quando você se olha no espelho e não gosta do que vê, então tem que mudar essa situação, mas não é criticando o seu corpo e achando que esta tudo a mais e fora do lugar que você vai conseguir algum resultado, desta forma você só vai ganhar complexo...

Sweet Home - Sala de Estar

A nossa Casa fala muito sobre nós, mostra o nosso cuidado, dedicação, investimento, gosto, organização e criatividade. E a Sala de Estar é o lugar onde recebemos as visitas, familiares e amigos, por isso deve ser um espaço aconchegante, confortável, onde as pessoas possam sentir prazer e satisfação de estar, um ambiente agradável... Toda a decoração vira charme e requinte que dão vida a este cantinho especial da sua casa; como as almofadas, vasos com plantas e flores, vasos e pratos decorativos, quadros, revistas, espelhos, iluminarias, tapetes, cortinas e uma infinita variedade de cores e texturas, é só acrescentar o seu toque pessoal!!! Não importa se a sua sala de estar é simples, rústica, moderna ou arrojada, o que importa é que as pessoas se sintam como se estivessem em suas casas, à vontade!!! Aqui estão algumas ideias que poderão lhe ajudar a escolher a cor ou o modelo que combina melhor com a sua Sala de estar para deixa-la com todos os requisitos necessários...

Não saia do Barco

Imagine que você está dentro de um barco e irá fazer uma longa viagem, o seu objetivo é desfrutar ao máximo e chegar a bom porto como planejado... Durante a viagem irá conhecer pessoas interessantes e outras que nem vale a pena conhecer, umas parecem anjos e outras demónios... Pois é, essa viagem já começou, o barco é a vida e nela navegamos todos os dias pelo mar do mundo e o que acontece durante esta viagem? Tudo o que imaginamos e que nem sonhamos. O mar tem seus momentos de tranquilidade, brisa, alento e também tempestades, tormentos e medos...  Os momentos bons representam as várias fases da vida em que celebramos, apreciamos e agradecemos Afinal é lindo observar o mar no seu infinito e profundo azul, com o sol dourado ao amanhecer, as riquesas de suas águas que trazem a frescura e o sustento de muitas famílias, ao anoitecer um céu brilhante e estrelado, com um luar intenso e o som das ondas... Isso tudo pode representar a calmaria, a zona de conforto, a estabilia...

Corajosos - A Resolução

Como policiais: Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar. Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A "Resolução" acaba tomando uma proporção maior do que o ima...