Avançar para o conteúdo principal

O que é feito da Boa Educação?

Quando pequenos aprendemos que para conviver em grupo e na sociedade nem sempre as coisas irão acontecer conforme nossas pretensões. Em cada lugar e em cada situação; irá exigir de nós uma postura, no relacionamento com nossa família, vamos descobrindo que algumas atitudes não são bem aceitas pelas pessoas e criamos as primeiras regras de convivência. Porém, com o passar do tempo, vamos perdendo o hábito de sermos gentis com o próximo.
Devido à correria do dia-a-dia, as pessoas encontram-se estressadas, sem tempo para se divertir e aliviar suas tensões, pensando que tem o direito de maltratar os outros, falar de qualquer jeito, implicar ou tratar com desdém. Essas atitudes fazem com que as pessoas se afastem umas das outras, pois ninguém gosta de ser tratado com rispidez, desvalorização ou indiferença.
Algumas palavras "mágicas" podem expressar delicadeza e educação na forma em que tratamos os outros e pode mudar qualquer situação. Em contrapartida, há outras que demonstram falta de consideração e desrespeito que também pode piorar qualquer situação. É importante que essas palavras façam parte da nossa rotina de convivência, pois através delas podemos nos colocar como pessoas educadas, simpáticas, alegres, carismáticas e interessantes.
Desejar bom dia, boa tarde e boa noite com um sorriso no rosto, por favor, com licença, me desculpe, obrigada... Essas regras são básicas de como devemos tratar as pessoas para conseguirmos manter um relacionamento agradável com todos. Não falar mal das pessoas; se dirigir ao próximo sem usar palavras grosseiras; manter atitudes de delicadeza; perguntar se está tudo bem; mostrar interesse pelas coisas da outra pessoa; ouvir com atenção o que ela quer dizer; não falar por cima de sua fala, mas um de cada vez; ceder a cadeira que você está sentado para as pessoas mais velhas, grávidas ou deficientes.
Antes de tratar uma pessoa de qualquer jeito é bom se colocar no lugar dela, tentar perceber aquilo que gosta e que não gosta ou como será sua reação ao ouvir o que você quer dizer, pois cada um tem suas peculiaridades, sua forma de ser e agir, seus gostos pessoais e suas opiniões. Quando você acha que é uma "frescura" apresentar um bom comportamento, na verdade você está desconsiderando as pessoas ao seu redor. É bom lembrar que as pessoas não são iguais e que as diferenças servem para enriquecer a vida, para trazer experiências de convivência que nos acrescentam valores éticos e morais, desde que sejam vistas dessa forma. Olhar para o outro de forma crítica, não aceitando ou não respeitando seu jeito de ser, pode fazer com que acreditemos que tudo deva acontecer de acordo com nossas vontades, assim deixamos de crescer como pessoas e de sermos  bem vistas ou admiradas, o egocentrismo é uma das piores características que podem existir.  

Dizem que a educação vem de berço; ser educado é algo que vem de berço sim, mas também se aprende...

Agradecer é imprescindível. Se uma pessoa lhe fez um favor, resolveu algo que você precisava e não conseguia fazer sozinha, é preciso agradecer! Gostando ou não; de boa ou de má vontade; é preciso dizer a palavrinha "obrigado".
Mínimas coisas do dia a dia que alguém faz em seu favor, se alguém fez algo por você, mesmo que você não tenha achado tão importante ou dado grande valor, é preciso entender que aquela pessoa tirou um tempo que ela podia estar usando para ela mesma, mas usou para você! Por alguns minutos, horas ou dias, alguém deixou de viver sua própria vida para fazer algo para você. Então reconheça e agradeça!

O mesmo vale para o Por favor. As pessoas se esquecem que essas duas palavrinhas são capazes de abrir as portas mais difíceis. Tem gente que acha que mandar é "legal", no conceito dela as pessoas têm obrigação de fazerem algo para elas ou por elas, principalmente quando está pagando. Ninguém, mesmo que esteja recebendo, deve receber ordens de forma agressiva, no caso de um patrão, ele até pode dar ordens de forma grosseira, porque paga um salário, mas que tipo de ambiente ele quer ter na empresa dele, pense... se você é um empresário(a), que tipo de funcionário você quer ter? É tão bonito quando uma pessoa pede "por favor faça isso", mesmo que esteja pedindo algo que é obrigação da outra pessoa... não é? O que acha?

Com licença. As pessoas andam tão desapercebidas das coisas, que vão atropelando tudo e todos; elas entram nos ambientes, nas conversas, nas vidas das pessoas, de modo absurdo, sem pedir licença, acham que têm o direito de opinar, sugerir, escolher, usar, entrar, sem pedir autorização... Uma tremenda falta de educação e respeito!

Desculpe. Porque pedir desculpas incomoda tanta gente? Parece até que dói reconhecer que se está errado, voltar atrás na atitude e pedir desculpas... Esta palavra muda tanta coisa, é um alívio para quem a pronuncia e uma satisfação para quem a ouve, ambas as partes encontram satisfação nesta palavra.


“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.” Mt 7.12


Comentários

Populares

18 - Crescendo com Jesus

“Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.” 2 PEDRO 3.18 Quando Maria não tinha ainda dois anos completos,  perguntavam-lhe: De que tamanho é você, benzinho? Maria levantava bem alto as mãos e dizia: Grande assim. Agora Maria é grande e não diz mais isto. Quando nossos corpos crescem e ficam da altura que têm que ficar, dizemos que paramos de crescer. Mas há outras maneiras em que podemos continuar a crescer. Pedro, que foi bom amigo de Jesus, diz no versículo bíblico: “Crescei na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” Que quer dizer; “Crescei na graça?”. Que é a graça e como podemos crescer nela? A graça é o maravilhoso amor de Deus. Pedro quer que nossa fé neste amor cresça mais e mais. Escrevendo para os cristãos de outro lugar, Paulo disse: “Cumpre-nos dar sempre graças a Deus... pois a vossa fé cresce sobremaneira.” A fé é crer que Deus nos ama, que Ele nos perdoa os pecados e que quer que sejamos filh...

Corajosos - A Resolução

Como policiais: Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar. Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A "Resolução" acaba tomando uma proporção maior do que o ima...

Primavera da Vida - Juntos numa linda caminhada

Agenda prática

  Prioridades: Planejando os seus dias   Frequentemente as mulheres ficam sobrecarregadas com inúmeras tarefas, mas também há várias opções para distribuir o seu tempo, vamos a algumas dicas básicas, mas de grande valia para você conseguir colocar tudo em ordem: 1.  Seu relacionamento pessoal e diário com Deus.     Aproveite para acordar mais cedo que o costume, enquanto a sua casa ainda esta em silêncio para desenvolver a sua comunhão com Deus, lendo, meditando e orando, você vai observar que ao longo dos dias isso vai lhe fazer muito bem. 2.  Seu compromisso com sua família e com seu lar, especialmente com o marido e os filhos, mas também com todos os seus familiares.    Você já buscou a Deus em primeiro lugar, agora, mãos a obra, execute as suas tarefas diárias com energia e entusiasmo; você tem pessoas importantes para cuidar... a sua família e uma casa para limpar, organizar e embelezar para que desfrutem do aconchego...

5 - Deixe para Deus as suas Preocupações

“Deus tem cuidado de vós”  I PEDRO 05:07 Era a primeira vez que Benedito viajava num ônibus grande e rápido. Ia à casa da vovó com seu pai e sua mãe. Benedito estava assentado na frente, de onde podia ficar olhando a estrada. - Mamãe – disse ele. – Lá onde os morros se encontram e a estrada termina, por onde vamos passar? - Não se preocupe – disse a mamãe. Papai disse: - Deixe para o motorista essa preocupação, Benedito. Ele já conhece a estrada. Tudo saiu direito. Quando chegaram ao pé do morro, Benedito descobriu que a estrada fazia uma curva e continuava. E então chegaram a uma cidade grande com muitas ruas e casas. Ele perguntou: - Mamãe, como é que o motorista sabe por qual rua seguir? Há tantas. E se ele for por uma rua errada? - O motorista sabe o que faz – disse a mamãe. – Deixe a preocupação para ele. Benedito era pequeno e tolinho, mas mesmo a gente grande muitas vezes se preocupa do mesmo modo. Uns dizem: “Não sei se teremos dinheiro suficiente q...