Avançar para o conteúdo principal

O que é feito da Boa Educação?

Quando pequenos aprendemos que para conviver em grupo e na sociedade nem sempre as coisas irão acontecer conforme nossas pretensões. Em cada lugar e em cada situação; irá exigir de nós uma postura, no relacionamento com nossa família, vamos descobrindo que algumas atitudes não são bem aceitas pelas pessoas e criamos as primeiras regras de convivência. Porém, com o passar do tempo, vamos perdendo o hábito de sermos gentis com o próximo.
Devido à correria do dia-a-dia, as pessoas encontram-se estressadas, sem tempo para se divertir e aliviar suas tensões, pensando que tem o direito de maltratar os outros, falar de qualquer jeito, implicar ou tratar com desdém. Essas atitudes fazem com que as pessoas se afastem umas das outras, pois ninguém gosta de ser tratado com rispidez, desvalorização ou indiferença.
Algumas palavras "mágicas" podem expressar delicadeza e educação na forma em que tratamos os outros e pode mudar qualquer situação. Em contrapartida, há outras que demonstram falta de consideração e desrespeito que também pode piorar qualquer situação. É importante que essas palavras façam parte da nossa rotina de convivência, pois através delas podemos nos colocar como pessoas educadas, simpáticas, alegres, carismáticas e interessantes.
Desejar bom dia, boa tarde e boa noite com um sorriso no rosto, por favor, com licença, me desculpe, obrigada... Essas regras são básicas de como devemos tratar as pessoas para conseguirmos manter um relacionamento agradável com todos. Não falar mal das pessoas; se dirigir ao próximo sem usar palavras grosseiras; manter atitudes de delicadeza; perguntar se está tudo bem; mostrar interesse pelas coisas da outra pessoa; ouvir com atenção o que ela quer dizer; não falar por cima de sua fala, mas um de cada vez; ceder a cadeira que você está sentado para as pessoas mais velhas, grávidas ou deficientes.
Antes de tratar uma pessoa de qualquer jeito é bom se colocar no lugar dela, tentar perceber aquilo que gosta e que não gosta ou como será sua reação ao ouvir o que você quer dizer, pois cada um tem suas peculiaridades, sua forma de ser e agir, seus gostos pessoais e suas opiniões. Quando você acha que é uma "frescura" apresentar um bom comportamento, na verdade você está desconsiderando as pessoas ao seu redor. É bom lembrar que as pessoas não são iguais e que as diferenças servem para enriquecer a vida, para trazer experiências de convivência que nos acrescentam valores éticos e morais, desde que sejam vistas dessa forma. Olhar para o outro de forma crítica, não aceitando ou não respeitando seu jeito de ser, pode fazer com que acreditemos que tudo deva acontecer de acordo com nossas vontades, assim deixamos de crescer como pessoas e de sermos  bem vistas ou admiradas, o egocentrismo é uma das piores características que podem existir.  

Dizem que a educação vem de berço; ser educado é algo que vem de berço sim, mas também se aprende...

Agradecer é imprescindível. Se uma pessoa lhe fez um favor, resolveu algo que você precisava e não conseguia fazer sozinha, é preciso agradecer! Gostando ou não; de boa ou de má vontade; é preciso dizer a palavrinha "obrigado".
Mínimas coisas do dia a dia que alguém faz em seu favor, se alguém fez algo por você, mesmo que você não tenha achado tão importante ou dado grande valor, é preciso entender que aquela pessoa tirou um tempo que ela podia estar usando para ela mesma, mas usou para você! Por alguns minutos, horas ou dias, alguém deixou de viver sua própria vida para fazer algo para você. Então reconheça e agradeça!

O mesmo vale para o Por favor. As pessoas se esquecem que essas duas palavrinhas são capazes de abrir as portas mais difíceis. Tem gente que acha que mandar é "legal", no conceito dela as pessoas têm obrigação de fazerem algo para elas ou por elas, principalmente quando está pagando. Ninguém, mesmo que esteja recebendo, deve receber ordens de forma agressiva, no caso de um patrão, ele até pode dar ordens de forma grosseira, porque paga um salário, mas que tipo de ambiente ele quer ter na empresa dele, pense... se você é um empresário(a), que tipo de funcionário você quer ter? É tão bonito quando uma pessoa pede "por favor faça isso", mesmo que esteja pedindo algo que é obrigação da outra pessoa... não é? O que acha?

Com licença. As pessoas andam tão desapercebidas das coisas, que vão atropelando tudo e todos; elas entram nos ambientes, nas conversas, nas vidas das pessoas, de modo absurdo, sem pedir licença, acham que têm o direito de opinar, sugerir, escolher, usar, entrar, sem pedir autorização... Uma tremenda falta de educação e respeito!

Desculpe. Porque pedir desculpas incomoda tanta gente? Parece até que dói reconhecer que se está errado, voltar atrás na atitude e pedir desculpas... Esta palavra muda tanta coisa, é um alívio para quem a pronuncia e uma satisfação para quem a ouve, ambas as partes encontram satisfação nesta palavra.


“Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.” Mt 7.12


Comentários

Populares

Corajosos - A Resolução

Como policiais: Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar. Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A "Resolução" acaba tomando uma proporção maior do que o ima

Como usar Lenço - Echarpe - Cachecol e Pashmina

Com esse friozinho, nada melhor que usar um lenço ou pashmina pra dar uma graça ao visual e uma esquentadinha... Segue abaixo dicas super útil pra variar um pouco a maneira de usá-las.  Nessa época de outono/inverno os lenços, echarpes e pashminas aparecem com força porque realça o look e aquecem com elegância. Eles podem ser usados no verão também, feitos de tecidos leves, mas é no inverno que a gente usa com mais gosto!  + Opções de uso: Lenço, Echarpe e Pashmina Outra coisa bastante interessante para esclarecer são as diferenças entre:  Lenço, Echarpe e Pashmina (Normalmente as pessoas chamam tudo de lenço. Qualquer coisa amarrada no  pescoço é lenço ou quando é de lã, cachecol. Só que não é bem assim! Para  cada formato, um nome. Vamos aprender um pouco + para NÃO esquecer mais? 1. É quadrado? Então é lenço. Pode ter franjas ou não, ser pequeno, médio ou  grande e geralmente é feito de tecidos leves para facilitar

Os Benefícios do Café

A   cafeína   presente na bebida ajuda nos esforços dos músculos e da mente e ainda diminui o cansaço físico e mental. Assim, se quiser aumentar a concentração e despertar a atenção ao realizar uma atividade, uma boa escolha é o café, um estimulante natural. É importante ressaltar que os benefícios do consumo são por pouco tempo, já que seu efeito é temporário, não melhorando a memória a longo prazo. Mais que cafeína O café também apresenta outros itens em sua composição que fazem bem para a saúde, entre eles: antioxidantes (polifenóis e flavonoides), sais minerais (magnésio, cromo, manganês) e vitamina B3(niacina). Contra doenças Chamado de alimento funcional, o café favorece a prevenção de alguns tipos de câncer como fígado, mama, cólon e reto. Pessoas com casos leves de asma passam a apresentar menos crises ao ingerir a bebida: resultado do efeito broncodilatador da cafeína. Os sintomas do Mal de Parkinson e de Alzheimer também podem ser minimizados com 2 a 3 xícaras

Perfume da Alma

Seis dias antes da Páscoa, Jesus e os seus discípulos foram para a região de Betânia, onde morava Lázaro, que fora ressuscitado por Ele, ali fizeram-lhe uma ceia e Marta servia a todos. Então Maria, tomando um vaso de alabastro com unguento de nardo puro, muito valioso, ungiu os pés de Jesus e enxugou com os seus cabelos, perfumando toda a casa com aquele aroma especial. Maria guardava suas economias em forma de perfume, a fim de utilizá-lo em suas Bodas, no entanto, naquele momento, dentro dela nasceu o desejo de entregá-lo como oferta sacrificial para o Senhor com a intenção única de exaltá-LO...  Ela foi capaz de se humilhar, pois ao ungir e enxugar os pés do Salvador, ela feriu a cultura da época, que considerava depreciável uma mulher livre e honrada tocar os pés de um homem... Além disso, não era comum para uma judia soltar os cabelos em público. A pureza e a quantidade daquele nardo expressavam a fé e a vida de Maria... Isso significa que ao derramá-lo aos pés de Jesus

Primavera da Vida - Juntos numa linda caminhada