Avançar para o conteúdo principal

Diferenças cerebrais entre homens e mulheres

A ciência permitiu que estudássemos e descobríssemos porque somos tão diferentes, especialmente na estruturação dos nossos cérebros. Não deixa de ser engraçado que mesmo sendo tão diferentes, funcionamos tão bem enquanto casal. 

Vamos conhecer algumas das diferenças:

1. Comunicação nas relações humanas


As mulheres comunicam a um nível diferente dos homens. Elas falam por meio de emissões de sinais não-verbais, expressões corporais (tom de voz, emoção, empatia, …) e além disso procuram sempre uma solução para o grupo em que se encontram. 

Os homens, por outro lado, tendem a ser mais orientados para a tarefa, falam menos e isolam-se mais. Sentem dificuldade em entender as emoções não-verbais, no mesmo tempo em que estas se manifestam. Estas diferenças explicam claramente por que homens e mulheres às vezes têm dificuldade de comunicação.

Dica: quando um homem pergunta o que se passa, não diga a palavra nada, diga exatamente o que sente. Não o deixe a tentar adivinhar, ele até pode conseguir, mas ainda não está bem desenvolvido, na sua biologia, esse automatismo. 


2. Os hemisférios cerebrais 
Os homens processam melhor através do hemisfério esquerdo, enquanto as mulheres tendem a processar igualmente entre os dois hemisférios. 


Essa diferença mostra claramente porque é que os homens apresentam mais abordagens para resolução de problemas, a partir de uma perspectiva orientada apenas para aquela tarefa ( por exemplo),  enquanto as mulheres, geralmente, resolvem os problemas de forma mais criativa e estão mais conscientes das emoções envolvidas na resolução da própria tarefa.

3. Habilidades matemáticas 

Uma área no cérebro chamado lóbulo parietal inferior (localizado directamente acima das orelhas) é significativamente maior nos homens, especialmente no lado esquerdo, que nas mulheres. O lóbulo parietal inferior contribui para as  habilidades matemáticas (por exemplo), e pode ser uma das explicações porque os homens realizam mais tarefas matemáticas, com mais facilidade do que as mulheres.

Esta área do cérebro é conhecida por ter sido muito grande em muitos físicos e matemáticos, incluindo Albert Einstein.

4. Reação ao stress
Em situação de stress, os homens apresentam uma reação de "luta ou fuga ", enquanto as mulheres tendem a uma  estratégia de amizade e compreensão.
Por exemplo,  depois de um período de stress as mulheres tendem a cuidar de si e e dos seus filhos, tentando formar laços fortes com os "seus". Esta reacção explica-se pela hormona oxitocina, em grande quantidade nas mulheres, principalmente as que já foram mães. Também o estrógeno amplifica os efeitos da oxitocina , resultando num comportamento calmo e com ênfase nos sentimentos de protecção.  
Nos homens , a testosterona reduz os efeitos da oxitocina, uma vez que é produzida em grandes volumes durante os períodos de stress, o que explica a razão para resposta de "luta ou fuga" 
5. Linguagem
As duas secções do cérebro que são responsáveis pela linguagem, são significativamente maiores nas mulheres do que nos homens , o que pode explicar o facto das mulheres apresentarem uma maior facilidade em áreas ligadas à linguagem.

Também é importante mencionar que as mulheres usam ambos os lados esquerdo e direito do cérebro simultaneamente durante o processamento de linguagem verbal. Os homens, no entanto, utilizam apenas o hemisfério esquerdo ao processar a mesma coisa.
Estas diferenças permitem alguma  protecção, no caso de acidente vascular cerebral. As mulheres com estas características, apresentam maior probabilidade de recuperação do acidente, que afeta as áreas da linguagem no cérebro , enquanto os homens não apresentam essa mesma vantagem.
6. Dor  
Homens e mulheres percebem a dor de forma diferente. Estudos têm demonstrado que as mulheres precisam de mais morfina para atingir o mesmo nível de redução da dor .  Durante a dor, uma área do cérebro chamada amígdala é ativada.

A pesquisa mostrou que nos homens a amígdala direita é ativada e nas mulheres é a amígdala esquerda.  Esta é a razão pela qual as mulheres parecem sentir a dor, de forma mais intensa do que os homens , embora elas possam suportar níveis mais elevados de dor ( por exemplo, o parto) .

EsmeraldAzul – para uma vida saudável, consciente e sustentável.



Comentários

Populares

A Comunhão

Não podemos perder o primeiro amor onde tudo é novidade, lindo, agradável e maravilhoso. Não há defeitos, censuras ou críticas... Tudo é perfeito! O primeiro amor é caracterizado por uma intensa paixão pelas almas e pelo profundo desejo de leva-las a Salvação.  Aquele que vive no primeiro amor faz um esforço sobrenatural para levar outras pessoas a experimentarem o mesmo gozo no Espírito Santo que ele carrega dentro de si por ter alcançado a Salvação.  Devemos viver no primeiro amor sem perder a nossa comunhão diária e intensa com Deus, através da busca incessante em oração, leitura, compreensão e prática da Palavra de Deus, momentos de comunhão que nos fortalece e aproxima do nosso Senhor, que nos faz conhecer qual a sua perfeita e agradável vontade.  Podemos fazer muitas coisas importantes para ajudar os aflitos e os perdidos a conhecerem a verdade, mas acima das nossas obras, devem estar a nossa vida com Deus, o nosso relacionamento com o Altíssimo é prim...

O Livrinho

Porque João teve que comer o livrinho? E porque era doce na boca e amargo no estômago? Tomei o livrinho da mão do anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como o mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo.  Significa que ele apropriou da sua mensagem e provou tanto do seu gozo quanto do seu sofrimento. Para que possa transmitir o Espírito e a Vida que há na Palavra de Deus, o homem de Deus precisa, espiritualmente falando, comê-la, ou seja, absorvê-la a tal ponto que o seu ser assuma totalmente o caráter do Autor da Palavra, para que ela possa sair de dentro dele com o mesmo Espírito que nela existe! O Profeta Ezequiel e o Apóstolo João tiveram de comer da Palavra de Deus para que tivessem condições espirituais de transmiti-la com fidelidade, palavra por palavra, a fim de que o objetivo fosse alcançado também com fidelidade . Isso tem acontecido com todos os homens de Deus, pois se por um lado eles sentem o sabor do mel na boca, isto é, a alegria de podere...

As primeiras Trombetas

Sete anjos diante de Deus com sete trombetas para serem tocadas e um outro Anjo estava junto ao altar com o incensário de ouro, e foi lhe dado muito incenso para colocar com as orações de todos os santos. Este Anjo é o Senhor Jesus , como Sumo Sacerdote no Céu intercede pelos nossos pecados diante de Deus... O incensário se encheu de fogo do altar, que consome e purifica e foi lançado sobre a terra, que é o juízo de Deus. O primeiro anjo tocou a trombeta  e a terça parte das árvores e de toda a vegetação foram queimadas, por causa da chuva de granizo e fogo, nesta época a fome será intensa. O segundo anjo tocou a trombeta  e a terça parte do mar foi atingida, imagina-se que seja através de um grande meteóro e a terça parte da vida marinha se perderá. O terceiro anjo tocou a trombeta  e a terça parte dos rios e das fontes de águas foram atingidas por uma estrela chamada absinto que contaminou a água potável, tornando-as amargas; com este juízo a humanida...

16 - Um Homem Que Ajudou

“Amarás o Senhor teu Deus... e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” LUCAS 10:27 Um homem ia andando pela estrada no lombo do seu burrinho. De repente uns ladrões saíram de trás de umas pedras. Deram-lhe uma pancada na cabeça. Continuaram a espancá-lo depois que caiu do burrinho. Tiraram todo seu dinheiro e levaram tudo mais que ele tinha. Depois saíram correndo para os montes. Deixaram o homem deitado à beira da estrada. Estava quase morto. Duas pessoas, que viram o pobre homem, passaram por ele andando bem depressa. Não quiseram ajudá-lo. Mas então um estranho bondoso passou por ali. Teve pena dele. Parou para ver se podia ajudá-lo. Fez tiras de pano e tratou de suas feridas. Então pôs o homem sobre seu próprio animal e levou-o para um hotel. E ainda pagou alguém para cuidar do homem até que ele melhorou. Quando precisamos de ajuda, não gostaríamos também que algum homem bondoso passasse e nos ajudasse? Se outra pessoa precisa de auxilio, Jesus disse que devemos ...

14 - Como os Outros Conhecem Você?

“Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações.” PROVÉRBIOS 20:11 - Aquele garotinho ali parece ser muito bonzinho – disse o Sr. Pereira. Sr. Pereira estava conversando com o dono de uma loja sobre os diversos tipos de pessoa. - Não sei, não. Vamos esperar um pouco e ver o que faz – disse o dono da loja. Ficaram observando. Daí a pouco o menino deu um tapa na mãe porque ela não lhe deu o que queria. Depois saiu de perto dela. Quando a mãe o chamou de volta, não veio. Quando outro menino estava na sua frente, deu-lhe um empurrão. Também tirou brinquedos de um balcão e não os devolveu ao mesmo lugar. - “Até a criança se dá a conhecer pelas suas ações” – disse o dono da loja. – É o que a Bíblia diz. - É verdade – disse o Sr. Pereira. - A gente sabe que tipo de pessoa é a criança, vendo o que ela faz. Eu não acho mais que aquele menino seja bonzinho.  Não aprendeu a obedecer a seus pais, nem a ser bondoso para com as outras pessoas, nem a ajudar a cuidar das...