Avançar para o conteúdo principal

Diferenças cerebrais entre homens e mulheres

A ciência permitiu que estudássemos e descobríssemos porque somos tão diferentes, especialmente na estruturação dos nossos cérebros. Não deixa de ser engraçado que mesmo sendo tão diferentes, funcionamos tão bem enquanto casal. 

Vamos conhecer algumas das diferenças:

1. Comunicação nas relações humanas


As mulheres comunicam a um nível diferente dos homens. Elas falam por meio de emissões de sinais não-verbais, expressões corporais (tom de voz, emoção, empatia, …) e além disso procuram sempre uma solução para o grupo em que se encontram. 

Os homens, por outro lado, tendem a ser mais orientados para a tarefa, falam menos e isolam-se mais. Sentem dificuldade em entender as emoções não-verbais, no mesmo tempo em que estas se manifestam. Estas diferenças explicam claramente por que homens e mulheres às vezes têm dificuldade de comunicação.

Dica: quando um homem pergunta o que se passa, não diga a palavra nada, diga exatamente o que sente. Não o deixe a tentar adivinhar, ele até pode conseguir, mas ainda não está bem desenvolvido, na sua biologia, esse automatismo. 


2. Os hemisférios cerebrais 
Os homens processam melhor através do hemisfério esquerdo, enquanto as mulheres tendem a processar igualmente entre os dois hemisférios. 


Essa diferença mostra claramente porque é que os homens apresentam mais abordagens para resolução de problemas, a partir de uma perspectiva orientada apenas para aquela tarefa ( por exemplo),  enquanto as mulheres, geralmente, resolvem os problemas de forma mais criativa e estão mais conscientes das emoções envolvidas na resolução da própria tarefa.

3. Habilidades matemáticas 

Uma área no cérebro chamado lóbulo parietal inferior (localizado directamente acima das orelhas) é significativamente maior nos homens, especialmente no lado esquerdo, que nas mulheres. O lóbulo parietal inferior contribui para as  habilidades matemáticas (por exemplo), e pode ser uma das explicações porque os homens realizam mais tarefas matemáticas, com mais facilidade do que as mulheres.

Esta área do cérebro é conhecida por ter sido muito grande em muitos físicos e matemáticos, incluindo Albert Einstein.

4. Reação ao stress
Em situação de stress, os homens apresentam uma reação de "luta ou fuga ", enquanto as mulheres tendem a uma  estratégia de amizade e compreensão.
Por exemplo,  depois de um período de stress as mulheres tendem a cuidar de si e e dos seus filhos, tentando formar laços fortes com os "seus". Esta reacção explica-se pela hormona oxitocina, em grande quantidade nas mulheres, principalmente as que já foram mães. Também o estrógeno amplifica os efeitos da oxitocina , resultando num comportamento calmo e com ênfase nos sentimentos de protecção.  
Nos homens , a testosterona reduz os efeitos da oxitocina, uma vez que é produzida em grandes volumes durante os períodos de stress, o que explica a razão para resposta de "luta ou fuga" 
5. Linguagem
As duas secções do cérebro que são responsáveis pela linguagem, são significativamente maiores nas mulheres do que nos homens , o que pode explicar o facto das mulheres apresentarem uma maior facilidade em áreas ligadas à linguagem.

Também é importante mencionar que as mulheres usam ambos os lados esquerdo e direito do cérebro simultaneamente durante o processamento de linguagem verbal. Os homens, no entanto, utilizam apenas o hemisfério esquerdo ao processar a mesma coisa.
Estas diferenças permitem alguma  protecção, no caso de acidente vascular cerebral. As mulheres com estas características, apresentam maior probabilidade de recuperação do acidente, que afeta as áreas da linguagem no cérebro , enquanto os homens não apresentam essa mesma vantagem.
6. Dor  
Homens e mulheres percebem a dor de forma diferente. Estudos têm demonstrado que as mulheres precisam de mais morfina para atingir o mesmo nível de redução da dor .  Durante a dor, uma área do cérebro chamada amígdala é ativada.

A pesquisa mostrou que nos homens a amígdala direita é ativada e nas mulheres é a amígdala esquerda.  Esta é a razão pela qual as mulheres parecem sentir a dor, de forma mais intensa do que os homens , embora elas possam suportar níveis mais elevados de dor ( por exemplo, o parto) .

EsmeraldAzul – para uma vida saudável, consciente e sustentável.



Comentários

Populares

Ao Vencedor

Ninguém se torna vencedor ou perdedor sem ter competido.  Como conquistador, o vencedor não está nem aí para a sorte; antes, ele sabe que a conquista do troféu depende exclusivamente do seu desempenho pessoal, de sua dedicação total e de sacrifícios pesados.  Acompanhe a vida dos vencedores esportistas e você verá que cada um deles treina até seis horas diárias. Some-se a isso dietas super-rigorosas, distância de baladas e "amigos" inconvenientes.  Tudo por conta da glória de uma medalha perecível. Mas os sábios, os que têm visão da Grandeza de Deus, aceitam Sua sugestão, sacrificam pela glória infinita, incorruptível e eterna. Veja as sete razões para conquistá-la : 1 -   "Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus."   Apocalipse 2.7. 2 -   "O vencedor de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte."   Apocalipse 2.11. 3 -   "Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido,...

Corajosos - A Resolução

Como policiais: Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar. Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A "Resolução" acaba tomando uma proporção maior do que o ima...

Retrospectiva 2014 do Projeto Mães em Oração Moçambique

A Festa de Retrospectiva do Projeto Mães em Oração aconteceu no dia 21 de Dezembro no Templo da Fé, o local se tornou pequeno para comportar as 2.500 mães e convidadas  que afluíram de vários bairros da cidade de Maputo. Muitas foram as surpresas reservadas para este Evento, contamos com a participação da cantora Marllen Preta Negra que homenageou as mamãs com a sua mais recente música “Filho” contagiando todo o ambiente com sua alegria.   O Coral das Mamãs do Zona Verde se apresentou com belíssimas canções no compasso  alinhado de suas danças africanas, se fez presente também nesta tarde o teatro musical do Grupo das graciosas que transmitiram a importância de ser uma Mulher de Fé. A Mulher V foi declamada em poema como forma de salientar a sua valorização no mundo atual, pois a mulher deve resgatar a sua essência feminina, o seu respeito próprio. Ser bonita por dentro e por fora, amável, compreensiva e delicada; incrível, cuja bondade vai a...

12 – Deus Conta Nossos Cabelos

“Até os cabelos todos da cabeça estão contados” MATEUS 10:30 Quantas crianças há no mundo, papai? – perguntou Sara. - Não sei – respondeu o papai. – Há milhões e milhões. _ Então como é que Deus pode cuidar de mim? – perguntou Sara. – Como pode saber onde estou e o que se passa comigo? Há tantos outros meninos e meninas. - Ah, Deus sabe tudo sobre você – disse o papai. – Ele não só a conhece; sabe quantos fios de cabelo há na sua cabeça. E sabe até quando cai um. Quantos daqueles passarinhos chamados pardais você acha que há no mundo? – perguntou ele. Sara procurou pensar: Mais do que crianças, por certo, - disse ela. - Pois é, e Jesus disse que nosso Pai celestial cuida de todos eles, e que nenhum cai morto a não ser que Ele o deixe cair. Se Deus cuida assim de cada passarinho, você não acha que Ele pode cuidar de você também? – perguntou o pai de Sara. - É sim – disse Sara. – Mas eu não sabia que Ele contava meus cabelos. - Ele não precisa contá-los do jei...

A sua Biografia

Quando deixamos de ser crianças e passamos a viver pela razão, cada um de nós passa a escrever o livro da própria vida, sua história, seus  sonhos e  projetos.  Ao nascermos, recebemos de Deus este livro com o nosso nome gravado, mas com suas página em branco, a partir daí, digamos que durante a infância, é escrito o prefácio, o cuidado e os sonhos de nossos pais, que vão projetando o que querem em nossas vidas; mas quando chega a adolescência, começamos a escrever neste livro, as páginas que eram brancas começam a ganhar cores, desenhos e letras de uma infância que passou rápido e que não volta mais, muitos tem uma infância roubada pela miséria, pela droga, abandono, doenças ou destruição familiar. Na idade da adolescência é quando vamos ganhando consciência de que a vida não é um mar de rosas como imaginávamos, a responsabilidade chega cedo e as nossas atitudes começam a ter consequências. Tudo aquilo que fazemos, pensamos, olhamos ou desejamos ficam re...