Avançar para o conteúdo principal

A botija e a alma

Era uma vez um rei que enviou seu servo numa jornada:  - Vês esta longa estrada, meu servo? Seguirás por ela sem te desviares. O reino para onde vais está no final dela. Por todo o caminho levarás esta botija, a qual entregarás ao rei daquele lugar e receberás tua recompensa. Assim, conforme lhe foi ordenado, partiu o servo, levando a preciosa botija, obra-prima do oleiro.
A estrada se perdia de vista. Atravessava planícies e rios. Algumas vezes se estendia pelo alto dos montes, outras vezes pelo fundo dos vales. Havia trechos ladeados de árvores que proporcionavam sombra, mas havia outros áridos, fustigados pelo sol.
Passados muitos dias, o servo encontrou uma caravana de ciganos. Estes insistiram e acabaram por convencê-lo a seguir com eles. Logo ele aprendeu a arte de trapacear e mentir, fingindo ver na palma da mão o destino de crédulos incautos. Entre os vadios, o servo adquiriu o hábito do desleixo e da indolência.
Enganado e enganando, não viu o tempo passar. Um dia, como se acordasse de um pesadelo, lembrou da ordem do rei e foi procurar a botija. Achou-a jogada, empoeirada e com muitas trincas. Tomou-a e voltou para a estrada. Mas não por muito tempo! Bastou encontrar a primeira subida para abandonar outra vez o caminho, procurando desbordar a montanha por um atalho.
Assim fazendo, acabou por se deparar com uma cidade onde um templo idólatra estava sendo construído. O servo, que ficara ganancioso, achou que poderia ganhar ali muito dinheiro. O templo demorou anos para ser terminado. Durante este tempo, ele adotou os costumes locais e se entregou ao pernicioso culto aos ídolos e às práticas pagãs. Adquiriu novos vícios e se prostituiu como era a tradição daquele povo.
Com o tempo, tornou-se fraco e doente. Perdeu tudo o que tinha, foi desprezado e expulso da cidade. Na sua miséria, lembrou-se mais uma vez da botija e da ordem do rei. Sentiu que a última chance de sua vida era terminar a jornada e receber a recompensa.
A botija, cujas trincas tinham se tornado rachaduras, estava jogada em um canto. Havia perdido todo brilho e beleza.
Trôpego e cansado, o servo retomou a estrada. Agora, já não havia ciganos que se interessassem por ele, ou quem lhe desse trabalho. O servo estava feio, envelhecido, doente e fraco.
Imediatamente procurou o rei e lhe contou sua história. Entregando-lhe a botija, disse:
- Majestade, eis a botija! Estou velho, cansado e nada tenho na vida. Rogo-vos que me concedas a recompensa, para que descanse em paz.
 O rei abriu a velha botija e verificou que estava completamente vazia.
- Pobre homem! Não cuidastes desta botija, pensando que estava vazia. Na verdade, ela trazia tua recompensa: o fino e valioso ouro em pó que nela foi colocado e tu deixaste cair pelas trincas e rachaduras. Se tivesses ouvido a voz daquele que te enviou, terias guardado este tesouro.
Assim também foi tua vida. O teu corpo era a botija e a tua alma o ouro que ela continha. Deixando o caminho no qual devias andar, adquiristes males e vícios, trincando teu corpo com o pecado e a doença, tal qual esta botija envelhecida.
As sublimes virtudes, o amor, a bondade, a fidelidade e a obediência, foram levadas da tua alma, assim como o ouro foi derramado da botija, sem que tu percebesses. Hoje não tens recompensa. Está vazia a tua botija como vazia está a tua alma.
Sábio é o homem que guarda a sua botija, preservando a sua alma. Terá sempre um precioso tesouro do qual virá paz, alegria e a recompensa final: nossa salvação em Jesus!

Texto retirado do livro "Histórias de sabedoria e humildade", do bispo Marcelo Crivella.

Comentários

Populares

A história da Capulana

De norte a sul de Moçambique não há mulher que não use a capulana para se vestir, para limpar e embrulhar as crianças e as amarrar às costas, é também usa-las como toalha, cortina, almofadas. Ou na mudança de casa e em viagem, como embrulho da trouxa. A capulana não é para uso exclusivo das camponesas, como se possa pensar, as mulheres urbanas usam-na em certas cerimónias familiares e sobretudo com cores vibrantes. Mulheres e raparigas cobertas com estes panos coloridos dão vida e cor às estradas de terra que cortam a paisagem monótona da savana ou às ruas e mercados das cidades africanas.

A origem da Capulana
As mulheres começaram a comprar lenços de tecido de algodão estampados e coloridos, trazidos pelos mercadores portugueses do Oriente.

Os Benefícios da Água Oxigenada

A água oxigenada trata-se de um líquido viscoso e oxidante poderoso, ela é comercialmente vendida por um baixo valor, é uma mistura de água e peróxido de hidrogênio.
Ela tem um grande poder para limpezas diversas e esterilização, abaixo deixo algumas dicas práticas.



"ATENÇÃO": A água com oxigenada é corrosiva, mesmo em soluções de 10 volumes, não coloque nos olhos ou no nariz, não engula ou exponha ao fogo.
Dicas para a utilização da Água Oxigenada:

A Transformação da Borboleta

Transformar é se reinventar, é deixar de ser uma pessoa para ser outra, completamente diferente; é muito mais profundo do que mudar. Transformar requer consciência e coragem! Porque os resultados dessa transformação serão profundos. As pessoas temem grandes transformações, o ser humano gosta de segurança, de saber onde é que isso tudo vai dar, não quer sair da sua zona de conforto, do seu "casulo" e isso gera muita ansiedade. A borboleta é o ser vivo que melhor representa a transformação, antes, não passa de uma lagarta sem nenhuma beleza, no entanto, sua capacidade natural de se transformar, por mais que não sabia o que está acontecer, fará dela uma das mais belas espécies encontradas na natureza. Seu rumo natural de vida em tornar-se em algo novo e diferente, faz com que ela mude totalmente sua estrutura genética e isso é fascinante! E o melhor, é que o resultado é surpreendente, imagine; se ela se negasse a virar borboleta? Hummm? E você?  Prefere ser lagarta a vida inteir…

Como usar Lenço - Echarpe - Cachecol e Pashmina

Com esse friozinho, nada melhor que usar um lenço ou pashmina pra dar uma graça ao visual e uma esquentadinha... Segue abaixo dicas super útil pra variar um pouco a maneira de usá-las. Nessa época de outono/inverno os lenços, echarpes e pashminas aparecem com força porque realça o look e aquecem com elegância. Eles podem ser usados no verão também, feitos de tecidos leves, mas é no inverno que a gente usa com mais gosto! 

+ Opções de uso: Lenço, Echarpe e Pashmina








Outra coisa bastante interessante para esclarecer são as diferenças entre: Lenço, Echarpe e Pashmina (Normalmente as pessoas chamam tudo de lenço. Qualquer coisa amarrada no pescoço é lenço ou quando é de lã, cachecol. Só que não é bem assim! Para cada formato, um nome.
Vamos aprender um pouco + para NÃO esquecer mais?

Corajosos - A Resolução

Como policiais: Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar.Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A "Resolução" acaba tomando uma proporção maior do que o imaginado …

Trabalhos Manuais

Educação Infantil   


Hoje vamos falar de trabalhos manuais que podemos fazer em casa com nossos filhos, trabalhos simples, criativos e divertidos.


Colagem com várias cores , formatos e tamanhos, utilizando papel, cola, tesoura e se você preferir algodão para as nuvens e palitos de fósforo para os trilhos.




Fantoches de sacos de papel, escolha sacos de uma só cor para que possas fazer carinhas lindas sobre ele, bico, olhos e penas.




Revista caixas de sapatos ou outras caixas mais pequeninas com papel de embrulho e enfeite com flores, botões, massas , desenhos, etiquetas.




Em folhas brancas desenhe e pinte com tinta guache, tudo muito bem colorido.





Com folhas secas ou verdinhas você pode montar lindos desenhos em uma folha branca, usando sua imaginação.





É hora da recompensa por tanto trabalho, um saquinho de gomas com um laço e uma carinha.
Exponha os trabalhos de seus filhos no quarto e elogie eles.


Semana Criativa: Café da Manhã ou Lanche da Tarde

Quem gosta de um ovo frito? Aqui estão algumas dicas divertidas de prepará-lo. E um lanchinho gostoso e criativo, você pode acompanhar com refrescos, café, chocolate, batidos, chá e aproveite para reunir a família e amigos ...

Quem não gosta de sentar a mesa para comer e ver essas coisas apetecíveis, é de deixar água na boca, aproveite essas ideias e melhore a apresentação e o sabor dos seus lanches...

Agora é só fazer, mãos a obra...

Uma Mulher com propósito

As herdeiras de Deus recebem dons para serem usados para a Sua Glória, as possibilidades são tão ilimitadas quanto as necessidades do mundo, pois muitas são constituídas por rainhas, presidentas, ministras, juízas, empresárias, escritoras, palestrantes entre outros ofícios de grande valor e autoridade diante de uma Nação, servindo a Deus com propósito e revolucionando tempos e épocas.
A Bíblia relata vários exemplos de mulheres que deram testemunho da verdadeira fé em Cristo, desenvolvendo seus talentos conforme a necessidade de sua geração, mulheres que fizeram histórias marcadas com grandes propósitos no desempenho de suas funções. As mulheres não eram meras espectadoras; elas exerceram papel ativo, vibrante e vital no funcionamento diário da Igreja e O Espírito Santo capacitou cada uma delas com dons para que fossem usadas nesta grande e maravilhosa Obra. O Apóstolo Paulo sempre se referia às mulheres como suas “colaboradoras”, mulheres que se esforçaram sobremaneira em favor da prop…

10 Atitudes que podem mudar o seu Dia

Uma auxiliadora Idônea

Como Auxiliadora do homem, a mulher tornou-se sua parceira na vida e na tarefa de obediência a Deus, ela exerce uma função muito digna e ganha valor ao assumir com humildade a postura de auxiliadora idônea. Ela tem o papel importante de gerar filhos e é a amiga confidente do seu marido que lhe proporciona companheirismo e conforto, ninguém consegue encorajar e inspirar mais do que ela. A mulher não é superior e nem inferior, ela é diferente e única, foi criada da costela do homem pelas mãos de Deus com o propósito de ser sua auxiliadora e estar ao lado dele por toda a sua vida, através de uma união feliz e duradoura
Deus disse que não era bom que o homem estivesse só; e lhe fez uma Auxiliadora Idônea. Gn 2.18.
Para  ter um Casamento feliz, todas as mulheres precisam exercer o seu papel de auxiliadora. O termo auxiliadora representa: Respeitar, Ajudar, Acrescentar, Acudir, Socorrer, Proteger e Facilitar. E Idônea significa uma pessoa adequada e capacitada para realizar determinada tarefa,…