Avançar para o conteúdo principal

Síndrome pré-menstrual e desejos alimentares

Síndrome pré – menstrual.... algo que só as mulheres sabem exatamente o que significa, e algo que alguns homem receiam. Então vamos primeiro entender para depois melhor controlar.
O nosso temperamento pode mudar, a nossa visão sobre uma situação de origem emocional também, e o nosso apetite aumenta.. 
Para algumas de nós, o apetite por determinados alimentos parece mesmo irracional. Durante os dias que antecedem o período menstrual as embalagens de chocolate parece que ganham vida própria e sem sabermos como, vêm parar às nossas mãos. Outras mulheres vêm o seu corpo dirigir-se a pastelarias em busca de doces, ou simplesmente ao armário das bolachas. Já outras encontram uma satisfação imensa em alimentos mais salgados.. .
Mas a que se devem estes desejos alimentares que podem assolar uma mulher? Porque razão é que uma mulher inteligente, e plenamente consciente dos erros que está a cometer, se deixa levar ou tem que lutar arduamente contra estes desejos alimentares aparentemente incontroláveis? 
Hoje vamos debruçar-nos sobre este assunto....

O chocolate, nas suas diferentes apresentações assume claramente o pódio, seguido por outros doces e só depois os salgados, em especial as batatas fritas. 

 Chocolate e os seus derivados   
Algumas mulheres preferem-no preto, já outras gostam da versão com frutos secos ou a versão chocolate quente. Já outras sonham com gelado de chocolate ou bombons. Quase todas as formas de apresentação do chocolate podem encaixar nos desejos alimentares doa síndrome pré-menstrual. 
Com o desequilíbrio entre os níveis de progesterona e estrogênios que caraterizam o síndrome pré-menstrual, as mulheres tendem a ficar um pouco mais tristes. O nosso organismo vai então procurar combater este  espírito mais deprimido através do aumento dos níveis de serotonina (o neurotransmissor do bem estar) e de endorfinas (as moléculas do prazer). O chocolate aparece então como um salva vidas aparentemente perfeito, pois aumenta os níveis de serotonina e aumenta a produção de endorfinas.
O que fazer?   

Optar por chocolate preto com mais de 75% de cacau, de boa qualidade e de origem biológica. Deverá consumi-lo devagar, deixando derreter um pequeno quadrado na sua boca, apreciando com plenitude o seu sabor e deixar-se levar pela essa maravilhosa sensação. Recomendamos  que feche os olhos e o que o faça num local tranquilo, e de preferência com uma música relaxante ou mesmo em silêncio.
Este tipo de chocolate está repleto de antioxidantes e está praticamente isento de açúcar, pelo que o seu consumo moderado, e neste ambiente, apenas trará vantagens. Os seus níveis de serotonina aumentam, o prazer que sente ao consumi-lo vai aumentar ainda mais diferentes moléculas de bem estar, e o ambiente relaxante vai ajuda-la a diminuir alguma ansiedade e irritabilidade associada a esta fase. Dê-se a si mesma estes 5 minutos.

Se prefere evitar estes desejos, com alguma antecedência comece a aumentar o consumo de carne de peru, pois é considerada uma fonte importante de triptofano,  a matéria prima para produzirmos serotonina. 

Os bolos e as bolachas   
Os cereais também vão contribuir para aumentar os níveis de serotonina a nível cerebral, pelo que estes também podem estar incluídos na tentativa do seu organismo de a fazer sentir menos tristonha. Para evitar atirar-se aos bolos e às bolachas, comece a aumentar ligeiramente a ingestão de cereais integrais, em especial ao final da tarde. Pão com misturas de cereais ou uns flocos de aveia a meio da tarde, e um pouco de arroz ou massa integral ao jantar são algumas das opções que pode considerar.
Mas o desejo incontrolável de bolos e bolachas pode ter outra explicação – a flutuação dos níveis de açúcar. A irritabilidade e a instabilidade emocional que caraterizam esta fase podem fazê-la estressar com situações que noutra altura não a incomodariam. A ansiedade inerente também ajuda a esta irritabilidade. Quanto juntamos este estado emocional às situações do dia-a-dia, as suas hormonas do stress disparam, e os seus níveis de açúcar no sangue também...

Esta resposta fisiológica normal, que nos permite ter a energia necessária para fugir ou lutar perante as ameaças externas que colocam em causa a nossa sobrevivência, de nada servem quando essas "ameaças” são os nossos pensamentos, o telefonema ou e-mail que recebemos ou devíamos ter recebido, as roupas que nos apertam demasiado ou simplesmente nem chegam a fechar, e tantos outros assuntos que nesta fase nos tiram do sério. 

Ao NÃO gastarmos a energia libertada pelas hormonas do stress e destinada a "fugir ou lutar” das fontes de stress, o nosso organismo liberta rapidamente insulina, para "arrumar” os açucares libertados para a corrente sanguínea, o que pode condicionar a descida brusca desses mesmos níveis de açúcar – o que vai condicionar irritabilidade, ansiedade, vontade de comer bolos e bolachas, e claro, uma nova libertação das hormonas do stress, reativando novamente este ciclo de acontecimentos. 

 O que fazer?   
Ou respira fundo e não se deixa irritar pelas situações – algo que requer bastante treino e dedicação... ou gaste essa energia. 
Mexa-se vigorosamente, salte, corra, ande a pé rápido, não interessa – tem é que gastar fisicamente os açucares que as suas hormonas do stress acabaram de libertar para a sua corrente sanguínea. 
Evite as quebras dos níveis de açúcar, fazendo pequenas refeições ao longo do dia, e controlando a produção de insulina após cada refeição, como já lhe ensinamos aqui; comece a aumentar a ingestão de cereais e alimentos integrais.


Batatas fritas e  outros alimentos ricos em gordura   
Se estivermos a falar de alimentos ricos em cereais e amidos, a explicação pode residir na tentativa de aumentarmos os níveis de serotonina, mas se os alimentos ricos em gordura que procura nada tiverem a ver com cereais e fritura, como carnes gordas e charcutaria, podemos então pensar noutro neurotransmissor – a dopamina. 
Uma alimentação rica em gorduras vai aumentar os níveis cerebrais de dopamina e facilitar a "sensação de recompensa” – que é aquele sentimento que advém quando nos sentimos realizados com o cumprimento de uma tarefa ou de termos ajudado outra pessoa. 

 O que fazer?    
Procure tarefas que a satisfaçam e que a façam ter a noção de "dever cumprido”. O prazer sentido ao consumir um quadrado de chocolate preto com mais de 75% de cacau, uma "boa ação”, finalmente completar aquela tarefa que tem vindo a adiar ou ligar a alguém que gosta e que sente falta são algumas sugestões. 


EsmeraldAzul – para uma vida saudável, consciente e sustentável.




Comentários

Populares

Corajosos - A Resolução

Como policiais: Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar. Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A "Resolução" acaba tomando uma proporção maior do que o ima...

O Silêncio de Deus - Parte 01

Não existe uma pessoa dentro da Bíblia Sagrada que não experimentou do silêncio de Deus. O silêncio de Deus para os que têm a firmeza, transforma-se em momentos tremendos, pois diante do seu silêncio, parece que estamos num total abandono. Olhamos para todos os lados e não vemos nada, não ouvimos nada e isto torna-se difícil na vida do cristão, até vemos muita gente aba ndonando a fé por causa do seu silêncio. Mas quais são os acontecimentos depois do silêncio de Deus. 1. QUANDO DEUS TESTA O HOMEM COM SILÊNCIO Gênesis 22 –   “Testou Deus a Abraão” . Vemos como exemplo a vida de Abraão, homem fiel a Deus, e que tudo o que prometia, Ele cumpria.  Prometeu que ele geraria um filho com Sara, sua mulher e cumpriu;  Após alguns anos, o menino já no início da sua juventude, Deus fala com Abraão, e para falar a verdade, seria melhor se Ele tivesse ficado em silêncio, pois Deus pede Isaque em sacrifício. Aquilo para Abraão soou muito estranho, pois Deus jamais ...

Amiga girafa

Quem tem uma amiga girafa? De certeza que você tem!!! Brincadeiras a parte que o assunto é sério!!! Vamos conhecer um pouco sobre este incrível animal onde podemos comparar as suas características com algumas pessoas que conhecemos!!! O  pelo  da girafa é amarelo  tostado, com grandes manchas de cor castanho.  Elas podem crescer até 5 metros de altura e suas línguas alcançam 50 centímetros. Este animal tem suas qualidades e uma má  comparação pode ser com a pessoa que tem muita pinta, mas só garganta e com uma língua grande...  Sabe, aquela pessoa que promete e não cumpre, fala mais do que devia e não consegue enxergar que está sendo desagradável e inconveniente. Tem pessoas que fazem questão de saber da vida dos outros, parecem os vigilantes da rua, depois vira uma fofoca. Outras falam sobre suas vidas pessoais e jogam tudo no ventilador das redes sociais...  língua grande.   E ainda as palavras sem educação e sem respeito. O...

Não saia do Barco

Imagine que você está dentro de um barco e irá fazer uma longa viagem, o seu objetivo é desfrutar ao máximo e chegar a bom porto como planejado... Durante a viagem irá conhecer pessoas interessantes e outras que nem vale a pena conhecer, umas parecem anjos e outras demónios... Pois é, essa viagem já começou, o barco é a vida e nela navegamos todos os dias pelo mar do mundo e o que acontece durante esta viagem? Tudo o que imaginamos e que nem sonhamos. O mar tem seus momentos de tranquilidade, brisa, alento e também tempestades, tormentos e medos...  Os momentos bons representam as várias fases da vida em que celebramos, apreciamos e agradecemos Afinal é lindo observar o mar no seu infinito e profundo azul, com o sol dourado ao amanhecer, as riquesas de suas águas que trazem a frescura e o sustento de muitas famílias, ao anoitecer um céu brilhante e estrelado, com um luar intenso e o som das ondas... Isso tudo pode representar a calmaria, a zona de conforto, a estabilia...

2020 - O Ano da Força

Ano Novo, novos planos, objetivos, metas, sonhos... Você pode mudar de profissão, emprego, escola, casa, cidade ou até país; fazer novos cursos, academia, começar a dieta, fazer algo novo em sua vida, novas amizades, você pode até mudar o seu guarda-roupa e desejar Feliz Ano Novo para todo o Mundo… Mas, o que você realmente não pode mudar é o vazio que sente em seu coração, para isso, você depende de Deus, você pode se voltar para Ele e buscar a paz de espírito que a sua alma precisa ou fazer de conta que não está acontecendo nada... Deus não está guardado em um livro, Ele está perto  quando você O chama, escuta e vem ao seu encontro…  Em vários momentos da vida, as pessoa se deparam com decisões difíceis de se tomar e algumas são de consequências imediatas outras porém, à médio e longo prazo, no entanto, há  decisões inteligentes, que podem ser tomadas na certeza de que Deus está no comando, em cada passo ou você pode ainda, tomar decisões por si própria e arcar co...