Avançar para o conteúdo principal

Lágrimas de crocodilo


Crocodilo é o nome comum a catorze espécies dos répteis da família crocodylidae. Os crocodilos vivem nas Américas, África, Ásia e Austrália. Eles habitam geralmente as margens de rios, enquanto os da Austrália e ilhas do Pacífico também frequentam o mar. O único predador natural do crocodilo é o tigre que raramente alimenta-se dele em determinadas áreas da Ásia.
Desde a antiguidade clássica, difundiu-se o mito de que o crocodilo emite um som semelhante a um soluço humano, quando atraem as pessoas até sua caverna. E depois de devorá-las, deixa cair amargas lágrimas, talvez de compaixão pelo triste destino de suas vítimas. Esta é a origem da expressão "lágrimas de crocodilo", usada para referir-se a quem chora para fingir um sentimento que não é verdadeiro, que é fingido, falso ou hipócrita. Mas porque será que se diz isso? Será que os crocodilos choram mesmo?
 De acordo com o professor Ari Riboldi, em seu livro O Bode Expiatório, a origem da expressão é biológica. Quando o crocodilo está digerindo um animal, a passagem deste pode pressionar com força o céu da boca do réptil, o que comprime suas glândulas lacrimais. Assim, enquanto ele devora a vítima, caem lágrimas de seus olhos. São lágrimas naturais mas obviamente não significam que o animal se emocione ou sinta pena da sua presa. (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).
Comparando a história do crocodilo com a expressão “ lágrimas de crocodilo “ podemos chegar a conclusão que as suas lágrimas mostram a dor que ele sente ao devorar as suas presas, mas o seu instinto de sobrevivência sempre o leva a cometer o mesmo ato sempre que for preciso.
Podemos dizer que, embora as pessoas que cometem atos de perversidade, homicídio, estupro, latrocínio, maldades, enganos, mentiras e pecados chorem… suas lágrimas não significam que elas estejam sofrendo, e muitas vezes são mesmo apenas de fingimento.
São consideradas lágrimas de remorsos e não arrependimento. O remorso é momentâneo e não impede a pessoa de voltar a cometer os mesmos atos ou erros e na verdade, certamente ela voltará a cometê-los e talvez de forma pior ou mais intensa ainda, e mesmo que se desculpe com lágrimas, voltarão a extorquir, explorar, denegrir, ferir e até matar o seu semelhante.
O arrependimento verdadeiro, é profundo, a pessoa que comete seus delitos, pecados e enganos sente a dor da sua maldade expressa em cada olhar, gesto e rosto, a sua consciência a acusa dia e noite até realmente acontecer o arrependimento e abandonar o seu velho estilo de vida delinquente, amargo, desesperador e fracassado.
As pessoas não têm ideia de qual é a dimensão do pecado diante de Deus, assim, também como não tem ideia da dimensão do perdão de Deus para com aqueles que se arrependem de verdade.

“…angustiado, suplicou deveras ao Senhor, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais, fez-lhe oração, e Deus se tornou favorável para com ele e atendeu-lhe a súplica…
“ II Cronicas 33.12,13

Comentários

Populares

Corajosos - A Resolução

Como policiais: Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar. Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A "Resolução" acaba tomando uma proporção maior do que o ima

Como usar Lenço - Echarpe - Cachecol e Pashmina

Com esse friozinho, nada melhor que usar um lenço ou pashmina pra dar uma graça ao visual e uma esquentadinha... Segue abaixo dicas super útil pra variar um pouco a maneira de usá-las.  Nessa época de outono/inverno os lenços, echarpes e pashminas aparecem com força porque realça o look e aquecem com elegância. Eles podem ser usados no verão também, feitos de tecidos leves, mas é no inverno que a gente usa com mais gosto!  + Opções de uso: Lenço, Echarpe e Pashmina Outra coisa bastante interessante para esclarecer são as diferenças entre:  Lenço, Echarpe e Pashmina (Normalmente as pessoas chamam tudo de lenço. Qualquer coisa amarrada no  pescoço é lenço ou quando é de lã, cachecol. Só que não é bem assim! Para  cada formato, um nome. Vamos aprender um pouco + para NÃO esquecer mais? 1. É quadrado? Então é lenço. Pode ter franjas ou não, ser pequeno, médio ou  grande e geralmente é feito de tecidos leves para facilitar

Os Benefícios do Café

A   cafeína   presente na bebida ajuda nos esforços dos músculos e da mente e ainda diminui o cansaço físico e mental. Assim, se quiser aumentar a concentração e despertar a atenção ao realizar uma atividade, uma boa escolha é o café, um estimulante natural. É importante ressaltar que os benefícios do consumo são por pouco tempo, já que seu efeito é temporário, não melhorando a memória a longo prazo. Mais que cafeína O café também apresenta outros itens em sua composição que fazem bem para a saúde, entre eles: antioxidantes (polifenóis e flavonoides), sais minerais (magnésio, cromo, manganês) e vitamina B3(niacina). Contra doenças Chamado de alimento funcional, o café favorece a prevenção de alguns tipos de câncer como fígado, mama, cólon e reto. Pessoas com casos leves de asma passam a apresentar menos crises ao ingerir a bebida: resultado do efeito broncodilatador da cafeína. Os sintomas do Mal de Parkinson e de Alzheimer também podem ser minimizados com 2 a 3 xícaras

Perfume da Alma

Seis dias antes da Páscoa, Jesus e os seus discípulos foram para a região de Betânia, onde morava Lázaro, que fora ressuscitado por Ele, ali fizeram-lhe uma ceia e Marta servia a todos. Então Maria, tomando um vaso de alabastro com unguento de nardo puro, muito valioso, ungiu os pés de Jesus e enxugou com os seus cabelos, perfumando toda a casa com aquele aroma especial. Maria guardava suas economias em forma de perfume, a fim de utilizá-lo em suas Bodas, no entanto, naquele momento, dentro dela nasceu o desejo de entregá-lo como oferta sacrificial para o Senhor com a intenção única de exaltá-LO...  Ela foi capaz de se humilhar, pois ao ungir e enxugar os pés do Salvador, ela feriu a cultura da época, que considerava depreciável uma mulher livre e honrada tocar os pés de um homem... Além disso, não era comum para uma judia soltar os cabelos em público. A pureza e a quantidade daquele nardo expressavam a fé e a vida de Maria... Isso significa que ao derramá-lo aos pés de Jesus

O Silêncio de Deus - Parte 02

4. DEUS QUEBRA O SILÊNCIO O silêncio é quebrado, pois Deus dá um sonho a Faraó, que ninguém consegue interpretar e José é lembrado pelo copeiro, que fala a Faraó a interpretação do sonho dele quando estava na cadeia e Faraó manda chamá-lo. E Deus dá a José a interpretação dos sonhos e então começam os acontecimentos depois do silêncio de Deus. Capítulo 41.38 –   “Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?   “Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu. Administrarás a minha casa, e à tua palavra obedecerá todo o meu povo; somente no trono eu serei maior do que tu.”   – versículos 39 e 40. Depois do silêncio de Deus, José sai da cadeia para subir a rampa do palácio rumo ao trono de governador. 5. O SILÊNCIO DE DEUS NA VIDA DE JÓ Vemos com muita clareza no capítulo 1 do livro de Jó, a narração de Deus dando um dos maiores testemunhos já registrados