Avançar para o conteúdo principal

Os Benefícios do Chá


Saboroso e com poucas calorias, disponível em dezenas de sabores e recheado de antioxidantes. Mas há mais… ao longo dos últimos anos, os estudos em torno desta bebida secular têm-se multiplicado e os benefícios para a saúde também!
Principais benefícios
Graças aos seus poderosos antioxidantes – o chá traz inúmeras vantagens para a saúde física e mental:
Melhora os níveis de concentração, aumenta os níveis de energia, é um estimulante do bem-estar geral. Pode ser utilizado como prevenção e tratamento de aterosclerose (a formação de placas nocivas nas paredes das artérias e que pode levar à sua obstrução completa). É ótimo na prevenção da diabetes, diminui o risco de doenças cardiovasculares. Previne o cancro (inibe o desenvolvimento de células cancerígenas e incentiva a autodestruição das próprias células cancerígenas). Contribui para a diminuindo dos níveis de “colesterol mau”. Melhora o metabolismo, tem um efeito antibacteriano significativo, purifica o organismo, eliminando toxinas, combate a retenção de líquidos.  
Verde, branco ou preto?
Todos os chás derivam da mesma planta – a Camellia sinensis – mas diferem consoante o processo de oxidação a que são sujeitos e que modifica a cor das suas folhas, o seu aroma, sabor e quantidade de polifenois presentes. O chá preto é o mais processado e, embora mantenha muitas qualidades benéficas para a saúde, tem menos poderes antioxidantes do que o chá verde – composto pelas folhas não oxidadas da planta do chá. O chá branco, por sua vez, é o menos processado e contém mais antioxidantes do que o chá verde, no entanto, tem um sabor quase inexistente e é bastante mais caro do que os outros. O melhor é mesmo experimentá-los todos!
Sabores saudáveis
Com mil e um sabores para provar, são vários os chás que apresentam soluções deliciosamente saudáveis para problemas específicos. É o caso destes chás:
Camomila: os seus efeitos tranquilizantes no sistema nervoso são muito conhecidos, bem como o poder calmante que tem sobre problemas de estômago.
Cidreira: indicado para combater cólicas e gases, é ainda um calmante natural para estados de nervosismo e de insónia. 
Dente-de-leão: desintoxica o fígado, estimulando o seu funcionamento saudável.
Gengibre: é um excelente energizante natural, ativa a digestão, é vigorante cardíaco, excelente remédio para enjoo e náuseas, combate dores de cabeça, coluna e garganta. 
Hortelã/Menta: relaxa o intestino, incentivando o seu funcionamento pleno e regular, sendo ainda aconselhado para perturbações de estômago.
Maça: antidiarreico e o auxiliar perfeito para uma boa digestão, tem ainda propriedades sedativas.
Valeriana: auxilia nas perturbações do sono, sendo um substituto natural dos vulgares comprimidos para dormir.
Limão: Contém vitamina C, tem ação calmante, estabiliza o ph do sangue e auxilia em gripes e constipados.
Alfazema: Alivia cólicas, tem propriedades calmantes, é usado para amenizar dores de cabeça.
Maracujá: Altamente calmante, combate a ansiedade, stressinsónia, irritação e agitação.
Pronto a servir
Esqueça o chá engarrafado, preferindo sempre o chá fresco, fervido na hora com recurso às práticas saquetas ou então com ervas e folhas soltas, deixando-as “marinar” durante 3 a 5 minutos, para poder retirar e aproveitar ao máximo os seus compostos mais benéficos. Se está a tentar emagrecer, troque o açúcar por mel, algumas rodelas de limão, um pau de canela ou beba-o simples!
Quer melhores motivos para planear o seu próximo chá das 5?
casadocha.com/artigos/os-beneficios-cha

Comentários

Populares

Corajosos - A Resolução

Como policiais: Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar. Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A "Resolução" acaba tomando uma proporção maior do que o ima

Como usar Lenço - Echarpe - Cachecol e Pashmina

Com esse friozinho, nada melhor que usar um lenço ou pashmina pra dar uma graça ao visual e uma esquentadinha... Segue abaixo dicas super útil pra variar um pouco a maneira de usá-las.  Nessa época de outono/inverno os lenços, echarpes e pashminas aparecem com força porque realça o look e aquecem com elegância. Eles podem ser usados no verão também, feitos de tecidos leves, mas é no inverno que a gente usa com mais gosto!  + Opções de uso: Lenço, Echarpe e Pashmina Outra coisa bastante interessante para esclarecer são as diferenças entre:  Lenço, Echarpe e Pashmina (Normalmente as pessoas chamam tudo de lenço. Qualquer coisa amarrada no  pescoço é lenço ou quando é de lã, cachecol. Só que não é bem assim! Para  cada formato, um nome. Vamos aprender um pouco + para NÃO esquecer mais? 1. É quadrado? Então é lenço. Pode ter franjas ou não, ser pequeno, médio ou  grande e geralmente é feito de tecidos leves para facilitar

Semana Criativa: Um mimo na Decoração

Utilize vidros de todos os tamanhos, em vez de jogar fora, lave-os e guarde-os, podem ser vidros de salsichas, massa de tomate, azeitonas, geléias e tantos outros. Vamos reciclar e criar ambientes mais agradáveis para a nossa casa, jardim, mesas, festa e muito mais. Organize algumas coisas de forma mais prática Os objetos que se guardam nas gavetas podem estar dentro de potes de sorvete... As suas chaves podem ser pintadas com várias cores de esmalte, assim ficam melhor identifica-las... Faça um porta talheres apenas com 6 latinhas, 6 pregos pequenos, um pedaço de madeira, tinta com a cor preferida e acessórios...

O vaso nas Mãos do Oleiro I

Em uma grande Fábrica de cerâmica se fabricam várias peças diferentes, os enfeites, os cestos, estatuetas, louças variadas, fruteiras, e entre elas estão os vasos. Então vamos contar a história do vaso, sua trajetória de simples massa crua até ser um belo vaso de adorno, útil numa casa ou em outro lugar que ele possa ser usado. Na 1ª fase  : Nesta fase, o vaso é apenas uma massa, seja ela de barro, argila ou outro material, junta-se água e mexe-se até adquirir o ponto certo, depois que já está pronta, ela é colocada em moldes e ficam secando de um dia para o outro. No outro dia, se a massa estiver completamente seca, então é retirada da forma para prosseguir a etapa seguinte, muitos vasos ao serem desenformados quebram-se e voltam à ser massa. Na 2º fase: O vaso vai para a seção de rebarbas e com uma faca fina e afiada é retirado todo o excesso de massa que há em volta do vaso, na borda e no fundo, alguns vasos não passam desta seção, abrem rachaduras e vão para se

Primavera da Vida - Juntos numa linda caminhada