Avançar para o conteúdo principal

Diário Angola - Parte 02

   Angola - Despertando valores   


Como não tinha com quem conversar, então comecei a escrever e surgiu a ideia de criar um blog. O meu filho criou para mim e comecei a postar mensagens; histórias reais de guerreiras, receitas de doces e salgados, ementas, vídeos, planejamento, educação infantil enfim, tudo o que pude buscar nas minhas memórias e que pudessem servir de inspiração, motivação e troca de experiências.
O meu blog “Primavera da Vida” foi o meu novo amigo, posso me comunicar com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e foi isso que aconteceu, comecei a receber e.mail's e recados de pessoas desconhecidas e distantes, passei a interagir, orientar e orar por essas novas amigas online. Com isso me senti útil, ativa e o meu dia passava mais rápido (rsrsrs), eu posso estar em qualquer lugar do mundo, à qualquer hora, através da internet chegamos a lugares que fisicamente seria impossível e quando usamos este meio em favor da divulgação da Palavra de Deus, estamos de alguma forma ajudando, chegando mais longe e isso é maravilhoso.

Em Fevereiro voltamos a Portugal para renovação de vistos e enfrentamos de novo longas filas de espera no Consulado até que conseguimos. Neste período o meu filho decidiu ficar em Portugal a morar, trabalhar e namorar, tentamos convencê-lo a voltar, mas não adiantou. Fui orientada para deixar o meu filho viver a vida dele quando fomos para a Espanha, porque os filhos não são nossos, são de Deus e não podemos guardá-los para nós e eu concordei, porque também já pensava assim. Mas Espanha era logo ali, Angola era no mínimo sete horas de voo, eu pensei que estava preparada para este acontecimento, mas a realidade foi outra bem diferente, tentei mentalizar o dia da partida e ser forte... forte que nada, no próprio Aeroporto comecei a chorar e fiz aquele "papel de mãe", a minha mente mandava eu parar, as pessoas estavam olhando, mas o meu coração sentia e chorava, meu marido me abraçou e disse: isso vai passar, você vai superar… eu sei que vai passar, enxuguei as lágrimas, respirei fundo, tomei uma água e fui embora, ainda bem que dormi o voo todo.


Chegamos sábado de manhã, fomos resolver algumas coisas, supermercado, desfazer as malas, almoçar e depois fui dormir um pouco a tarde, acordei com tanta saudade do meu filho que comecei a chorar sem parar, fui ao banheiro, liguei o chuveiro e tomei um banho frio, mas não conseguia parar de chorar, não entendia a minha reação, só sei que a saudade dói imenso e a minha mente foi buscar lembranças da infância do meu filho para me atormentar no presente momento, sai do banho e fui buscar consolo no meu marido, eu sabia que tudo iria passar, mas era preciso tempo.
No quarto do meu filho ainda estavam as roupas dele, porque pretendia voltar connosco, arrumei aquele quarto rapidamente e guardei a mala. Os dias foram passando, meu marido saia para trabalhar e eu novamente sozinha, chorei muitas vezes de saudades, conversava com ele por email, skype, mas não era a mesma coisa que abraçar, ver pessoalmente, passar a mão nos seus cabelos ou massagear o seu pé, mas era o que eu tinha e aproveitava sempre os bons momentos de conversa. Lembro-me perfeitamente quando me casei e a minha mãe chorava de saudades (fui a primeira filha a casar) e eu não entendia; ainda dizia: eu só me casei, todo mundo casa e vai viver a sua vida, pois é, agora eu entendo o que é chorar de saudade.

Para quem conhece o Bruno vai entender um pouco do que vou dizer, ele não é apenas meu filho, ele é meu amigo, companheiro, confidente, sempre foi um filho presente em momentos difíceis de nossas vidas, ele aprendeu comigo, mas muitas vezes também me ensinou, ele é um presente de Deus para nós.


Tenho mais novidades para o próximo post. O Diário Angola continua...aguardem!!!

Comentários

  1. E esse amor especial de mãe e filho que eles têm é lindo, não apenas mãe e filho mas acima de tudo grandes amigos... foi também muito difícil para ele essa separação, muitas vezes me dizia que sentia muitas saudades dos pais... sinceramente um exemplo de família :D

    Uma família que amo :D

    ResponderEliminar
  2. Olá, D. Silvia.
    Como eu entendo a sra. aconteceu o mesmo com o meu marido e eu quando o nosso filho foi viver para Portalegre e depois para Lisboa, o meu ia ao quarto dele e chorava de saudades dele,pois ele estava muito apegado a ele por serem grandes amigos e passavam horas na conversa. Eu entendi mas também foi difícil para mim. Um grande abraço.
    Fátima Gomes (Figueira da Foz).

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Populares

Café da Manhã ou Lanche da Tarde

Quem gosta de um ovo frito? Aqui estão algumas dicas divertidas de prepará-lo. E um lanchinho gostoso e criativo, você pode acompanhar com refrescos, café, chocolate, batidos, chá e aproveite para reunir a família e amigos ...

Quem não gosta de sentar a mesa para comer e ver essas coisas apetecíveis, é de deixar água na boca, aproveite essas ideias e melhore a apresentação e o sabor dos seus lanches...

Agora é só fazer, mãos a obra...

3 - Não é visto, mas é Amado

“Não havendo visto a Jesus, vós o amais” 1 PEDRO 01:08
- Mamãe, como é Jesus? De que jeito é o Seu rosto? – perguntou Luísa. Sua tia lhe havia dado um quadro de Jesus no seu aniversário e não era nada parecido com os outros quadros de Jesus que ela conhecia. Foi por isso que ela perguntou: - Como é Jesus? A mãe não pode dizer. - Não sei, benzinho. Ninguém sabe – respondeu ela. Quando Ele viveu aqui no mundo, ninguém fez um retrato dEle. Os quadros que temos são pintados por artistas que imaginaram como Ele devia ter sido. - Quer dizer – disse Luísa, - que todos os quadros de Jesus são faz-de-conta? - É sim – disse a mãe. - É o que podemos ter. Ninguém sabe mesmo qual foi a aparência dEle. Você acha que ainda pode amá-lO sem conhecer o Seu retrato? – perguntou sorrindo. - É claro que sim – disse Luísa. – Eu O amo sem saber como Ele é. Mas eu queria saber. - Você me faz lembrar de um versículo da Bíblia – disse a mamãe. – É assim “Não havendo visto a Jesus, vós o amais”. Foi o que Pedro escreveu…

Corajosos - A Resolução

Como policiais: Adam, Shane, Nathan e David enfrentam bravamente gangues violentas e o tráfico de drogas na cidade de Albany. No entanto, o maior desafio de sua vida não está nas ruas, mas dentro de casa. A relação de cada um desses homens com a esposa e os filhos está ruindo, mas nenhum deles faz nada para resolver a situação. Apenas quando uma tragédia se abate sobre Adam é que eles percebem que precisam mudar seu comportamento e reconquistar a confiança de suas famílias. Com a fé abalada, Adam começa a estudar a Bíblia para descobrir o que Deus espera dele como pai e o que deve fazer para se tornar uma pessoa melhor. Assim, descobre nas palavras de Jesus a sua verdadeira missão: deixar um legado positivo para seu filho e ajudar outros pais a colocar a família em primeiro lugar.Tocado por esse aprendizado, Adam inspira seus amigos a assinar um documento comprometendo-se a ser pais e maridos mais presentes. A "Resolução" acaba tomando uma proporção maior do que o imaginado …

10 Atitudes que podem mudar o seu Dia

Uma auxiliadora Idônea

Como Auxiliadora do homem, a mulher tornou-se sua parceira na vida e na tarefa de obediência a Deus, ela exerce uma função muito digna e ganha valor ao assumir com humildade a postura de auxiliadora idônea. Ela tem o papel importante de gerar filhos e é a amiga confidente do seu marido que lhe proporciona companheirismo e conforto, ninguém consegue encorajar e inspirar mais do que ela. A mulher não é superior e nem inferior, ela é diferente e única, foi criada da costela do homem pelas mãos de Deus com o propósito de ser sua auxiliadora e estar ao lado dele por toda a sua vida, através de uma união feliz e duradoura
Deus disse que não era bom que o homem estivesse só; e lhe fez uma Auxiliadora Idônea. Gn 2.18.

Para  ter um Casamento feliz, todas as mulheres precisam exercer o seu papel de auxiliadora. O termo auxiliadora representa: Respeitar, Ajudar, Acrescentar, Acudir, Socorrer, Proteger e Facilitar. E Idônea significa uma pessoa adequada e capacitada para realizar determinada tarefa,…

Espírito Excelente

Daniel se distinguiu dentre presidentes e sátrapas, porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava em estabelece-lo sobre todo o reino. Dn 06.03
Ele se distinguiu porque temia a Deus, sua prioridade era agradar e obedecer ao seu Senhor, o Espírito Santo habitava nele, mas o próprio espírito de Daniel era excelente e o fazia ser diferente e melhor em tudo dos demais.
O teu espírito é visto quando você coloca excelência em tudo o que faz para glorificar à Deus diante dos homens, servindo da melhor maneira a Deus e aqueles que estão ao seu redor. A fidelidade a Deus e a dedicação em fazer o melhor em absolutamente tudo, sem deixar espaço para acusação dos invejosos, é responsabilidade sua.
Qual o significado da palavra excelente e quais as suas qualidades? Isso é muito importante para quem quer ter o espírito excelente, praticar o que se aprende para que a sua vida nunca mais seja a mesma. Significado de Excelente  Que possuí ou demonstra ótima qualidade; característica ou particular…

Perfeito Sacrifício

O Salmos 22 foi cumprido pelo Senhor Jesus na cruz do calvário, o seu sofrimento é descrito através destas palavras profundas que ecoam pelo tempo; mais vivas do que nunca, é como se ainda pudéssemos ouvir o seu clamor... O Filho de Deus foi obediente até a morte, para que através do Seu Perfeito Sacrifício , aquele que crer Nele seja salvo. Durante o período de crucificação houve escuridão sobre a terra e a humanidade não sabe completamente tudo o que se passou na cruz, por isso esse salmos está relacionado ao sofrimento e vitória do nosso Senhor sobre todo o poder do diabo. E Jesus clamando com grande voz, entregou o seu espírito, cumprindo a sua Missão... O véu do santuário se rasgou, a terra tremeu, sepulcros foram abertos e corpos de santos foram ressuscitados; o centurião e os guardas vendo tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor e exclamaram: Verdadeiramente este era Filho de Deus. Mt. 27. 45 - 54
01 Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham l…

A fé que vem de Deus

A fé que está fundamentada na Palavra de Deus, não é superficial ou momentânea, mas profunda, forte e convicta porque combina com os propósitos de Deus.
A vontade de Deus é sempre a melhor para nós, muitas vezes achamos que aquilo que queremos ou pensamos é o correto e ficamos insistindo, como se os olhos estivessem fechados, sem querer enxergar; mas se não estiver de acordo com a vontade de Deus, não irá se realizar e o diabo se aproveita disso e vem com as as suas sugestões que mexem com o ego do ser humano, mas só enganam, iludem, são cheias de mentiras e o resultado será o fracasso, tristeza e perdição.

A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus (ouvir, crer e praticar)... Até quando o ser humano irá aceitar a situação lamentável em que está a viver, não transpondo os seus próprios limites e dando o seu grito de revolta... A falta de fé tem levado muitos a uma vida de humilhação, derrotas, desespero, fracassos constantes e os problemas tem regado a vida arrastando-os como uma cor…

A Riqueza da Fé

Quando se fala em riquezas, podemos imaginar mansões, carros luxuosos, jatos particulares, jóias, roupas e sapatos de grandes marcas, viagens pelo mundo e etc... afinal tudo isso faz parte de um alto padrão de vida Mas a riqueza da fé é completamente diferente, não é da forma como o mundo a julga, superficial, usada só em alguns momentos, pouco se fala nela, mas todos dizem que a possuem.
A fé é profundamente forte e poucos a exercem. Vamos ver a descrição da palavra Fé: É a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que ainda não vemos. 

Sem fé é impossível agradar a Deus; porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam
Aos olhos humanos isso parece loucura, como vou esperar com convicção alguma coisa que não existe, que não sei aonde está e que não vejo... Não basta ter fé em Deus, é preciso agir esta fé, a ação da fé é que produz o resultado.
A Fé não se explica, ela simplesmente acontece, brota de de…

Sexta Carta: Igreja em Filadélfia

As características desta Igreja mostram a sua grandeza diante do Senhor; pois não há nenhuma censura com ela, senão só elogios. Apesar da Igreja em Filadélfia estar próxima daqueles que estavam espiritualmente mortos; ela se conservou viva e pura diante do Senhor. Esta Igreja pode representar os cristãos que mesmo devido a sua condição de fraqueza, ainda assim apresentam obras para Deus; porque não importa se a sua força é pequena ou grande, como o Senhor Jesus disse a esta Igreja, que ela tinha pouca força, entretanto guardou a Palavra e o Nome do Senhor, pois isto jamais influenciará na condição de se poder conquistar, desde que se mantenha o firme propósito de praticar a Palavra de Deus. Os seus trabalhos na Obra de Deus quase nunca aparecem diante dos demais; todavia, a sua fidelidade na obediência a Palavra de Deus fazem deles uma Igreja imaculada e irrepreensível perante o seu Senhor. Na carta a Igreja em Filadélfia o Senhor Jesus se revela como Santo e Verdadeiro... Santo signifi…